Daqui a alguns meses completo 21 anos, e me isolo completamente desde 2022.
Uma coisa que percebi e tem me incomodado muito, é que cada ano que passa, parece ter uma névoa crescendo na minha mente. Para vocês terem noção, até mesmo escrever um texto simples como esse se torna uma tarefa difícil.
Já que fico 24h dentro desse quarto, queria pelo menos aprender algo de útil e me dedicar a algum projeto pessoal, tipo um canal no YouTube ou até mesmo um jogo simples. Mas simplesmente não consigo ter ideias. Parece que quanto mais me esforço para pensar em algo, mais minha mente fica vazia.
Além disso sinto muito sono e cansaço no corpo mesmo não fazendo nada e dormindo 8h por dia.
Cara isso vária muito de pessoa pra pessoa mas no meu caso quando eu comecei a sentir isso, uma certa dificuldade cognitiva e um certo “delay mental” foi por conta da falta de estimulos.
Na época da escola estamos acostumados a estimulos diários no nosso cérebro, sempre aprendendo algo novo, lendo bastante, interagindo com pessoas novas e sempre aprendendo algo novo. Em meio a esses longos anos(ensino fundamental e medio) o nosso cerebro se acostuma e muitas pessoas quando acabam esses anos acabam não estimulando o cerebro o suficiente e acaba por sentir esse “downgrade” digamos assim. Nosso cerebro é composto de varios neurônios que são responsaveis pelo funcionamento do nosso cerebro em geral(junto a varias outras coisas) e esses neurônios precisam de estimulos, sem isso eles começam a literalmente morrer, então estimular eles ajuda não só prolongar a vida como também reforça e torna seu cérebro mais saudavel, ajudando no raciocínio mais rápido, criatividade, e todo o resto. O que ajuda muito no estimulo desses neurônios é fazer tarefas “fora do comum” como aprender algo novo que exija raciocínio, tipo; começar a aprender um novo idioma, ler bastante (livros, artigos, coisas novas que contém palavras novas pra você) no geral isso ajuda bastante.
Digo tudo isso por experiência própria , já houve uma época que eu me sentia um pouco mais “lento” com tarefas que antes eu tinha facilidade, e isso não só me ajudou como também me fez melhorar muito.
Não sei se esse é o seu caso, isso do que você esta falando pode ser decorrente de outra coisa, como alguns sintomas depressivos, sono desregulado e mais x coisas. Isso vária muito de pessoa pra pessoa meu man, mas espero que esse meu relato possa te ajudar em algo.
Puts, nesses últimos anos o que eu menos fiz foi colocar meu cérebro para raciocinar kk
Minha vida se tornou um looping infinito de dormir, comer e tentar distrair minha mente com conteúdos da internet. Sempre tento entrar em uma rotina saudável dentro dos meus limites, porém nunca consigo manter a constância, e acabo voltando para minha rotina deplorável.
Por incrível que pareça, esse mês comecei a estudar inglês diariamente, e até agora não falhei nenhum dia.
A leitura é algo que eu queria muito começar, o problema é que não tenho grana para comprar livros físicos, então vou ter que me acostumar a ler digitalmente( o que eu acho bem chato de verdade).
Sobre criar um canal no youtube, eu te apoio cem porcento, quanto as ideias, eu assisti um video de um cara que foi editor do jake paul por anos e tbm foi editor do mr.beast, uma coisa que ele fala que eu achei bem legal é que, se vc esta começando e não tem ideias, roube ideias de outras pessoas, vc pode ver isso muito no youtube, cada pessoa é diferente, então cada video feito por outra pessoa vai ser diferente, não tenha duvida em vc, começa agora, não tem tempo melhor pra começar algo se não for agora, se não um tempo vai passar e vc vai olhar pra trás e pensar que se vc tivesse começado la atrás o que seria hj, não se importe se não for bom no começo, nós como pessoas temos uma capacidade absurda de aprendizado, pode levar tempo, mas vc vai aprender, e eu realmente acho que o youtube é o futuro, legacy mídia é uma industria que está despencando com o passar do dia, ainda mais com o avanço tecnologico, eu nesses últimos meses estou cada vez mais surpreso com o tempo que eu tenho passado no youtube e a quantidade de bons canais e conteudos sendo feito, eu tbm estou tentando começar.
Você quer dizer estar com a memória ruim ou apagada? Então sim. E piorou muito com o passar dos anos. Eu esqueço palavras simples no dia a dia, me dá o famoso ‘branco’.
Acho que ler mais livros ajuda.