Ado, uma das maiores cantoras do Japão da atualidade, quase se tornou uma N.E.E.T

Acredito que muitos usuários do fórum consomem meios de entretenimento como Animes, e acho que alguns devem ter ouvido falar ou ter escutado alguma música da Ado, pseudônimo da jovem cantora de j-pop de 22 anos conhecida por não mostrar o rosto que têm feito um entrondoso sucesso nos últimos anos, tendo feito não somente turnês mundiais como também músicas para grandes obras no Japão, como One Piece no filme “One Piece RED”, onde ela teve uma personagem totalmente dedicada a ela para cantar as músicas durante o longa metragem. Hoje ela é uma das maiores cantoras do Japão.

Mas apesar do sucesso nos últimos anos, ela revelou em várias entrevistas que quase se tornou uma N.E.E.T (“Not in Education, Employment, or Training”, que traduzindo seria “nem em educação, nem em emprego, nem em treinamento”).

Durante os últimos anos do ensino fundamental, Ado enfrentou problemas de autoconfiança e uma forte aversão a interagir com outras pessoas. Ela se descreveu como uma criança insegura e tímida, alvo de bullying dos colegas, e que se sentia inútil por não ser boa nos estudos ou em esportes.

Temendo chegar no final do ensino médio sem nenhum objetivo e acabar se tornando uma N.E.E.T, pelo gosto de desenhar ela originalmente queria ser uma mangaká, mas o caminho que a salvou foi a cultura utaite, que consiste em cantores amadores que postam covers de músicas de Vocaloid (um software de sintetização de voz, com Hatsune Miku sendo o maior nome do meio Vocaloid) em sites como o Niconico Douga e o YouTube.

Para Ado, a possibilidade de ser julgada apenas pela sua música, sem precisar revelar seu nome ou aparência, foi como um raio de luz. Esse anonimato permitiu que ela se expressasse e ganhasse confiança. A paixão dela por música e arte a fez, ainda na adolescência usando o computador de seu pai e um closet para gravar, iniciar sua “carreira”.

Seu sucesso como utaite a levou a um contrato com uma grande gravadora e ao lançamento de seu single de estreia, “Usseewa”, que a catapultou para o estrelato, evitando que ela seguisse o caminho de uma N.E.E.T. Eu fiz um resumo da história dela, mas caso alguém esteja interessado em ver mais detalhadamente esse assunto, deixarei o link de um vídeo que conta precisamente toda a trajetória da cantora. Honestamente simpatizei bastante com a figura da Ado, pesquisando no YouTube você pode ver vários vídeos dela conversando com fãs, inclusive de relatos que acabaram emocionando ela.

Me fez refletir sobre a existência de pessoas extremamente talentosas que, por experiências pessoais ruins e demais razões, acabam se isolando e perdendo a confiança de mostrar seu talento para o mundo. Aqui mesmo no fórum, provavelmente muitas pessoas são talentosas em algo mas possuem algum bloqueio que as impedem de seguir adiante. Acho que uma lição importante que dá para extrair da história dela, para os integrantes do fórum (o que, para deixar claro, também me inclui), é que se você tem um sonho ou acha que pode seguir carreira em algo que gosta: não desista. Mesmo que comece pequeno, se você conseguir realizar suas metas, você já está dando passos para mudar de vida. Uma frase que eu gosto bastante dos livros do J.R.R Tolkien é “nem todos os que vagueiam estão perdidos”, mesmo os menores passos como os de um bebê aprendendo a andar, para pessoas como nós podem ser a caminhada para uma vida melhor.

Link do vídeo: https://m.youtube.com/watch?v=ZZKukjldOkk&pp=ygUOYWRvIGxpZmUgc3Rvcnk%3D

2 curtidas