Tenho 15 anos e estou vivendo uma situação bem parecida com hikikomori há cerca de 9 meses. Nesse período tenho estudado por EAD, mas ano que vem eu vou ter que voltar de verdade para o ensino médio.
Eu não tenho conseguido me sentir realmente conectado com ninguém. As poucas pessoas com quem eu achava que tinha alguma ligação parecem não se importar muito, e quando tento conversar com alguém, sinto que estou falando com uma parede ou com alguém que só sabe ser grosso “por esporte”. Para manter qualquer relação por alguns dias, eu sinto que preciso fingir que concordo com tudo ou me “apagar”, e isso não faz sentido pra mim. Essa falta de pertencimento me deixa mal e, pra fugir disso, acabo me isolando física e emocionalmente.
Também não vejo muito sentido na sociedade atual, e não me parece que buscar só dinheiro ou status vá me fazer feliz. Eu queria algo que realmente alimentasse minha alma e que me fizesse viver de verdade. Ano que vem vou começar o ensino médio, e queria aproveitar essa fase da melhor forma possível.
Eu estudava em uma escola pública da minha região, mas eu não tinha muitas pessoas com quem eu me identificava por lá. Durante esses meses de isolamento, fiz provas de bolsa para alguns colégios da região e consegui 100% em um que é relativamente bom. Eu não quero desperdiçar essa oportunidade por causa da minha situação atual.
Se alguém puder me dar dicas, avisos ou qualquer conselho pra aproveitar melhor o ensino médio e lidar com essa sensação de desconexão, seria de grande ajuda.
(Desculpa o texto longo — só coloquei pra fora o que estava na cabeça.)