Alguém curte uma literatura?

Gosto muito de Virginia Woolf, Clarice Lispector, Franz Kafka, Dostoiéviski…

1 curtida

Gosto de muito de o Processo do Kafka e Memórias do Subsolo do Dostoievski. Mas não leio esses autores faz tempo kk

1 curtida

Pretendo ler Memórias do Subsolo, nunca li nada do Dostoiéviski. Já li A metamorfose do Kafka, ver o Gregor perdendo a humanidade conforme o passar do tempo me matou, de verdade.

2 curtidas

Ainda não li O Processo, mas pelo que vi é uma leitura angustiante…
Acho que é a obra mais filosófica de Dostoiévski e talvez a porta de entrada (junto com Noites Brancas) para algumas pessoas que nunca o leram.

Não tenho lido tanto ultimamente porque tenho muita dificuldade de controlar o meu vício em jogos eletrônicos. Gosto de pensar que meu caso é uma gangorra: há momentos que estou lá em cima lendo um monte de páginas num dia só e marcando passagens do livro e anotando palavras e pesquisando o significado das que não sei; e tem momentos como agora que passo mais tempo na tela de um computador do que com a cara nas folhas.

Mas eu tô com alguns livros que vão chegar ainda hoje ou amanhã e estou criando coragem para voltar ^-^

1 curtida

O que mais me marcou na leitura da metamorfose foi a postura da família com relação a mudança que Gregor sofreu: da aceitação e convivência (até porque ele é o arrimo da família) para o nojo e aversão. Foi um baque fortíssimo porque eu fiquei pensado até que ponto realmente gostamos das pessoas por elas mesmas e não apenas por aquilo que elas nos possibilitam…

Um livro que me lembra muito a Metamorfose é o Mito de Sísifo de Albert Camus (mesmo que um seja um romance e o outro seja um ensaio filosófico). Porque mesmo que Gregor tenha perdido a humanidade e se tornado um inseto, ele ainda é livre para tentar começar algo novo assim como Sísifo ainda é livre para não se acanhar diante do absurdo que é estar erguendo uma pedra só para vê-la cair morro abaixo de novo.

Jsus que textão kakakak, falo muito quando gosto do assunto

1 curtida

Entendo amg, ultimamente não consigo ler nada além dos textos da faculdade. Perdi meio q o tesão em escrever contos ou poeminhas aqui e ali.
Meu primeira leitura de Dostoievski foi meio caótica pq foi logo o Duplokk. Às vezes era meio tenso acompanhar os parágrafo tão longos com várias sequências de eventos do Golyadkin confrontando o outro GolyadkinKKKKKK. Mesmo assim, foi bem divertido.

O processo é meio difícil às vezes pq é um livro q vai transferindo o sentimento de impotência do protagonista para o leitor aos poucos. Quando o Josef parece confiante e certo do seu destino, vc toma uma porrada ao ver q ele tá mais fundo no labirinto q antes. No fim, tu percebe q a história ficou brincando com vc até tu chegar no limite e ceder ao imobilismo.

Nossa real. Metamorfose tem um grotesco sutil q nunca saiu da minha cachola por completo KKKKKK

Eu gostava de escrever contos, ainda tenho um caderninho que comprei só para isso. Parei por frustração de não conseguir ter alguma ideia boa e acabava achando as histórias fracas. Já pensei em escrever poemas… gosto muito muito muito de Fernando Pessoa, amo dms os poemas do heterônimo dele, o Álvaro de Campos. Gosto dos sonetos de Florbela Espanca (além de achar ela lindíssima kakakak).

Minha primeira leitura dele foi Crime e Castigo e me fascinou como Raskolnikov (sei nem se é assim que se escreve) é um personagem tão humano e multifacetado. Além das discussões filosóficas e sociais que alguns personagens travam no livro.

Deu vontade de ler!!! Pelo que você disse, Kafka queria mesmo que o leitor se sentisse impotente