Gostaria de sugerir a criação de um grupo seletos pra hikikomori , seja no WhatsApp, telegram, instagram, etc. Só com hikikomori, ou qualquer q seja o termo mais utilizado aqui no Brasil. Um lugar privado, bem seleto, onde a gente possa ficar a vontade pra desabafar e falar nosso relato pessoal. Pra aquelas pessoas que querem sair dessa encontrar outras pessoas na msm situação e se apoiarem mutuamente. Que a intenção seja se ajudar msm, sem competições, sem julgamentos, pra qm realmente quer ver o outro bem tbm. É mt fácil se acomodar nessa situação, na nossa zona de conforto, e ter a motivação de alguém q se sente igual pode ajudar de alguma forma.
Deixa ver se eu entendi: a ideia é fechar hermeticamente o que já está fechado e confiar que ainda entrará oxigênio? Sei não… Me deu claustrofobia…
Eu quero ajudar e preciso de ajuda mas me isolar totalmente não me parece sábio nem prático, pois não me beneficiaria da experiência e da sabedoria dos demais.
Não tenho certeza de quem criou esse fórum, se foi o “paipreocupado” ou outro, mas acho que o principal objetivo era o intercâmbio saudável entre as inúmeras jóias em pessoas que aqui se encontram.
Não sou terapeuta nem um total hikikomori. Tenho 58 anos, mais de 40 com depressão crônica, várias doenças, 85% de perda auditiva, fibromialgia forte, vértebras lombares coladas que me obrigam a andar apenas com bengala sem fazer esforço, desempregado há mais de 6 anos dependendo apenas da esposa e filha, moro na praia e não posso pegar sol por problemas de pele e pré câncer e por aí vai… Pra que piorar o que já é ruim?
Em algum lugar deixei meu email para quem quiser conversar comigo e aprofundar alguma amizade. Mas me isolar mais do que isso, nem com fita isolante…
Mas entendo sua ideia e teus sentimentos para propor tal coisa. Espero encontre a ajuda prática que vc precisa. Mas caso decida não se isolar, talvez acabemos nos esbarrando em algum tópico por aqui.
Abraços jubs
Não, a ideia ñ é me isolar ainda mais, e sim um grupo onde não haja vergonha de conversar, sem pais, sem pessoas q talvez possam nos ver como experimentos sociais, ou pessoas mal intencionadas, onde as conversas ñ fiquem abertas pra todo mundo ver. Que seja criterioso na hora de aceitar membros. E a intenção desse grupo seja se incentivar justamente a sair, sair da bolha, da zona de conforto, onde a gente compartilhe os pequenos avanços. Seja sobre superação e desenvolvimento pessoal.
Posso fazer um no Telegram, tu topa? Me dê um sinal no chat que eu faço e reúno a galera aqui, vlw.