Alguns conselhos

Aqui é o famoso " Faça o q eu digo e ñ o que eu faço". :sweat_smile: Vi q a maioria aqui parece ter entre 18 e vinte e poucos anos. Meu primeiro conselho é: Façam terapia o quanto antes. Vou ser sincera, nem tds os psicólogos vão ser de muita ajuda, já passei por alguns; mas tentem, procurem ajuda, tem vários de graça por aí. E tbm tenham em mente q é um processo, um psicólogo ñ vai resolver tudo magicamente. Se tiverem essa abertura, conversem com seus pais, peçam ajuda, digam como se sentem.

Segundo: O tempo é valioso, ñ percam o tempo de vcs passando o dia todo jogando, assistindo filmes e séries. Durante muito tempo, eu passava o dia dormindo e a madrugada toda acordada, assistindo, lendo livros ficticios ou fanfics. Tirem nem q seja uma horinha pra algo q vá trazer evolução pessoal, a Internet proporciona mt conteudo até msm de graça, tem varios cursos online, aprendam inglês ou outro idioma online, tem uma infinidade de cursos, tem cursinho online, podem tbm tentar fazer uma faculdade online. Pra aqueles q ñ chegaram a terminar o ensino médio, se inscrevam no Encceja, dá pra estudar em casa msm e só ir fazer a prova, é uma única prova, se ñ me engano de 40 questões, e é bem tranquila (eu fiz), ñ é um enem da vida. No youtube tem video aulas pro encceja, e no site msm da inscrição disponibilizam módulos pra estudo, de graça. Tbm tem o EJA, q acho q é presencial, n sei, e o CEJA, q vc leva o modulo pra casa, responde os exercícios e só vai fazer as provas. São algumas provas, dependendo do quanto se dedicar, dá pra terminar em questão de meses.

Se alimentem bem, comam saudável, se preciso, tomem suplementos alimentar. A alimentação influencia muito na nossa mente, no nosso estado de espírito. Pesquisem sobre magnésio, vitamina D, vitaminas do complexo b…As vezes a gente tá mal, sem ânimo, e deprimida, por falta de alguma vitamina.

Aprendam sobre educação financeira, (mais uma vez tem vários canais famosinhos sobre isso no youtube, vou indicar aqui o Me Poupe), e comecem a investir um pouquinho tds os meses, pra uma reserva de emergência, metas ou aposentadoria. Isso é muito importante pra gente q é sustentado pelos pais e se preocupa em como vai ser depois.

Esse eu ñ faço msm, mas vou deixar o conselho aqui kk. Se cuidem, façam exercicio, muitas academias já estão abertas ás cinco da manhã, com poucas pessoas nesse horário. Podem fazer disso uma meta pra ir começando a sair mais, fazer uma caminhada pelo quarteirão, cooper, ou pedalar. Exercicio ajuda muito no humor, né? Libera endorfina. Se acharem muito difícil, podem começar fazendo exercicios em casa msm. Façam skincare, parece besteira, mas dá um up na auto estima.

Consumam conteudo sobre desenvolvimento pessoal. Ex: Cibele Bandeira, Amanda Marques no youtube. Tem livros tbm.

É isso, ñ consigo pensar em mais nada. Se alguém tiver algo pra acrescentar fique à vontade. Eu sei bem como é dificil, mas, principalmente, pra quem tá nesse situação a pouco tempo, façam de tudo pra ñ se acomodar, ñ se acostumar, se desafiem, vão tentando aos pouquinhos msm, um passo de cada vez. O tempo passa, fica mais dificil depois q a gente se acomoda, quanto mais tempo passa, pior é.

E pra qm já ta assim a mt mais tempo, pra qm já se acostumou a essa vida, msm ñ gostando… vamos tentar mais forte.

Quero muito ver outras pessoas sairem dessa, porque mostra pra mim q é possível, então eu tbm consigo.

2 curtidas

Vou deixar aqui videos com dicas de apps úteis pra ajudar numa rotina saudavel (ignorem a parte do ser aquela garota):

Pra nos mulheres (acredito q ñ tenha muitas por aqui), é mt importante ter esse controle do nosso ciclo, seja por app ou ñ, pra gente ter uma noção da nossa tpm, saber quais são os dias e tomar medidas pra amenizar, as vezes a gente tá deprimida por causa da tpm e ñ percebe.