Artigo: O fenômeno do “hikikomori” (retirada social) e a situação sócio-cultural no Japão hoje

Este é um artigo interessante por buscar uma definição clara do que é um hikikomori primário e um hikikomori secundário.

Hikikomori inclui indivíduos que sofrem de uma variedade de transtornos mentais graves, incluindo transtorno afetivo, transtorno de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, transtornos de personalidade e transtornos invasivos do desenvolvimento, que classificamos como “hikikomori secundário”.

Definimos “hikikomori primário” como uma manifestação do fenômeno hikikomori que não pode ser descrita usando conceitos atuais em doença psiquiátrica. Os jovens hikikomori primários não têm nenhuma psicopatologia diagnosticável grave, mas são incapazes de entrar na sociedade ou de se adaptar ao ambiente que os rodeia.

O principal ponto desta classificação é a interpretação de que as drogas usadas para tratamento das doenças psiquiátricas possuem pouco efeito para lidar com o comportamento hikikomori primário:

Outro ponto interessante do artigo é como ele classifica as características de um hikikomori:

  1. Episódios de derrota sem luta - prelúdio para hikikomori

Não apenas no caso descrito acima, mas em muitos casos de hikikomori, há um episódio de “derrota sem luta” antes que a pessoa se torne hikikomori. Os exemplos incluem deixar a equipe de voleibol da escola porque um deles não foi selecionado como jogador, como em nosso estudo de caso, ou desistir de fazer um exame de admissão após ter se preparado para ele. Todas as configurações competitivas são evitadas. Finalmente, os hikikomori partem de seu “caminho ideal” imaginado sem nunca terem lutado pelo que queriam. Uma vez que eles não lutaram e falharam, este “caminho imaginado” permanece dentro deles inalterado e eles se sentem desconfortáveis consigo mesmos por não estarem nesse caminho.

  1. Uma auto-imagem ideal que se origina nos desejos dos outros e não no desejo próprio

Este seguimento do “caminho ideal imaginado”, que é o ideal do eu que eles tiveram desde a infância, não é um ideal que eles se cultivaram baseado em seus próprios desejos ou em um ideal passional no qual eles investiram energia emocional baseada em seu próprio anseio. Pelo contrário, é um ideal que se originou nas opiniões dos outros. Em outras palavras, eles criam sua imagem ideal com base nas expectativas dos outros e são incapazes de manter seus próprios objetivos ou ideais. Como resultado, um forte desejo de trabalhar em direção a esses ideais não surge neles.

  1. Preservando a imagem ideal do eu “esperado”

Como eles continuam a viver como hikikomori, o fato de que eles não estão seguindo seu caminho previsto se torna um problema mais sério dentro deles. Se eles tivessem lutado e perdido, poderiam ter criado uma nova consciência de si mesmos da dor daquela derrota, e enfrentaram a tarefa de buscar um novo caminho. Em vez disso, a lacuna entre o eu ideal e o eu real torna-se ainda maior. No entanto, eles ainda nutrem a fantasia de voltar ao caminho ideal imaginado, em vez de partir do lugar em que estão agora. Embora reconhecendo que eles se desviaram desse caminho, eles continuam a querer mostrar aos outros o seu eu ideal imaginado.

  1. Investimento dos pais no eu ideal da criança

O envolvimento dos pais é um ponto importante que não deve ser ignorado ao considerar as tendências psicológicas dos jovens hikikomori primários. Os pais continuam a investir na imagem ideal de seu filho, mesmo depois de ele ter crescido e se tornar hikikomori. Como terapeutas, muitas vezes ouvimos os pais falarem orgulhosamente da excelência ou bondade de seu filho hikikomori, acreditando que ele ainda pode conseguir algo no futuro. Os pais não apenas apóiam financeiramente seu filho, mas também podem contribuir para que ele se apegue à imagem ideal do passado através de seu investimento psicológico.

  1. Comportamento evitante para manter a opinião positiva dos outros

Os hikikomori evitam coisas que ameaçam o “eu imaginado” ou o “eu ideal”. Eles evitam situações em que possam ser questionados por outras pessoas sobre suas circunstâncias atuais e evitam pensar em recomeçar a partir de seu estado atual. Seus princípios de comportamento estão centrados em proteger o eu ideal evitando tais situações. Se eles tivessem um ideal forte, nascido de seus próprios desejos, eles provavelmente não adotariam tal padrão de evitação. Além disso, eles não sentem um desejo particular de conseguir algo ou mergulhar em algo prazeroso.
Embora isso possa não ser a extensão de uma completa falta de prazer, como expressado pelo termo anedonia, pode indicar sua incapacidade básica de procurar prazer de algum tipo.
Enquanto eles se sentirem incapazes de buscar prazer e adotarem um princípio comportamental de evitar o desagrado, será difícil para eles trabalhar e viver em sociedade.

Link para o artigo: Archives | Journal of Psychopathology