como vcs conseguem sobreviver sendo neets/hikikomoris?? eu tenho 19 quase 20 e moro com meus pais, eles me sustentam, é eu sei é meio vergonhoso… mas é assim que sobrevivo, eles estão cientes das minhas limitações e que meu transtorno me dificulta (tenho autismo) eu larguei a escola com 16 anos, e não trabalho, me sinto a margem da sociedade, ja faz anos que jogo, fico no pc trancado no quarto, desde a pandemia, eu quase não saio, só saio quando sou obrigado, oque é um pesadelo pra mim, eu realmente odeio sair, mas na maioria do tempo estou em casa, eu não sei oque vai ser da minha vida, nao sei se vou me manter assim até o resto da vida, ou se em algum momento vou estar incluso na sociedade e vivendo uma vida mais “normal“ não sei… eu gosto da vida de neet, mas não sei oque será de mim um dia, estou perdido.
não é nada vergonhoso um jovem da sua idade morar com os pais, morar sozinho nessa idade é 1 ilusão… olha nossa realidade imobiliaria, moeda desvalorizada, nem pessoas que estão ganhando relativamente bem tem sua casa propria, grande parte estão morando de aluguel e comprometendo boa parte da sua renda. Então é mais do que natural um jovem como vc morar com os pais, mas tambem não se auto enganar, temos que buscar autonomia financeira e independência, basicamente um trabalho e uma formação/oficio.
Eu tenho 23 anos e estava em situação semelhante a alguns anos, depois que sai da escola me senti bem deslocado no geral e tive muita dificuldade de me adaptar, tanto na faculdade, serviços que tentava e etc… Em meio a varias tentativas foram inumeras desistencias, eu já perdi a conta de quantas foram, incluindo a faculdade, tive varios e varios empregos que durei menos de uma semana e cada fracasso fazia eu me sentir pior, fazendo meu estado mental só pior a cada dia, foi dai que tive minha fase de isolamento, fiquei um bom tempo trancado no quarto, sem comer direito, sem estudar, trabalhar, não fazia nada, não tinha energia pra nada, havía dias que nem força pra levantar da cama eu tinha… E foi coisa de um ano assim, um dia em meio a essa “rotina” resolvi me olhar no espelho e meio que encarar a realidade, eu estava parecendo um esqueleto, muito magro, tipo, muito mesmo e percebi que não me sentia bem comigo mesmo, não só fisicamente mas em varios outros quesitos… Nós normalmente colocamos um parametro em nós mesmos visando suprir às espectativas alheias pra nos sentirmos bem e isso que acaba sufocando a gente, no final temos que pensar no que nos faria bem de verdade…E separar coisas como essa, isso que eu acho que é dificil de verdade, depois disso comecei a mudar algumas coisas, refletir mais sobre o que eu queria mesmo pra minha vida, oque me faria bem e não oque agradaria as espectativas dos outros e segui assim de pouco em pouco..
Comecei a comer melhor e ficar minimamente saudavel pra começar a tentar novamente, comecei a sair de casa aos poucos, com amigos e meus irmãos que me ajudaram bastante, voltei a tentar outros serviços e não foi magica da noite pro dia, continuei “fracassando” no começo mas eu lidava de forma diferente quando isso acontecia e isso me ajudou bastante… até que tive meu primeiro emprego que durou, fiquei quase 2 anos nele, era de atendente em uma auto peças e depois disso as coisas ficaram um pouco mais faceis, desde então eu venho dado um passo de cada vez correndo atrás do que eu quero, mesmo que em passos lentos mas aos poucos vou indo.. Como colateral dessa época de isolamento desenvolvi uma fobia social gigante que enfrento até hoje, de vez em quando tenho quadros depressivos mas aos poucos com tratamento, tambem estou evoluindo a cada dia…Hoje as coisas estão melhores, esse ano passado consegui comprar um bom computador pra trabalhar em casa que era um sonho meu, consegui tirar minha carteira de motorista e estou juntando meu dinheiro para poder ir morar fora, planejo ir até 2028 com muita luta…
Tenho um amigo autista, que tem a minha idade, somos amigos desde a escola e ele inclusive tinha as mesmas dificuldades que eu, ele trabalha hoje em dia tambem e uma coisa que facilitou muito pra ele foi aquela “carteira de espectro autista” porque aqui onde eu moro varios empregos abrem vagas exclusivas pra pessoas com esse transtorno, sei que não é toda cidade que tem algo assim mas isso pode ajudar bastante, sobre isso de morar com os seus pais não tem nada a ver, você ainda é novo, não sendo rico e nascendo num pais como esse, sair da casa dos pais antes dos 25 é uma tarefa bem desafiadora, então não se pressione tanto sobre isso.
Só comentei tudo isso pra mostrar que no fim é só uma fase, não importa o quanto “ruim” pareça estar, todo mundo tem seus momentos dificeis… Não que eu esteja falando que sejá facil sair dessa, muito pelo contrario, de fato é dificil, dificil pra caramba mudar certas coisas e cada caso é um caso, só você sabe da dor e das dificuldades que você mesmo passa, algumas lutas só podem ser enfrentadas por você mesmo mas se até um fudido como eu conseguiu progredir, nem que seja um pouco, tenho certeza que você tambem consegue.
O meu maior problema foi de ter largado os estudos e agora tenho que correr atrás disso. Eu já sabia que eu iria ir para o caminho neet/hiki desde os meus 14-15 anos, mas eu não sabia que seria tão rápido. A pandemia acelerou um processo que ocorreria naturalmente em minha vida.
Antes de eu ir para o caminho do neetismo e hikikomori eu já estava atuando como o “mob”— uma pessoa que fica de fundo e tenta não chamar a atenção das pessoas.
Aliás, esse foi um dos motivos para eu me manter em casa por tanto tempo. Eu sabia que, se eu voltasse para a escola depois de passar anos sem ir, eu iria receber atenções indesejadas — quando eu queria apenas passar despercebido no radar das pessoas.
Eu entendo você, confrade ![]()
No ano passado eu fui olhar uns vídeos de uns youtubers que eu acompanhava lá em 2019-2021 e eles já estavam morando sozinhos, tendo a mesma idade que eu. Não sei se os pais deles ajudam eles a pagar o aluguel da casa ou apartamento, mas enfim… me senti moggado quando vi os vídeos.
Eu consigo te entender, mas em grande parte é injusta com você mesmo. Nós vivemos em um país de terceiro mundo, que praticamente não oferece suporte real para pessoas como nós, com transtornos ou dificuldades sociais. Comparar tua vida com a de youtubers ou pessoas de contextos totalmente diferentes é comparar realidades que não são equivalentes, confrade. Redes sociais são um retrato falso da vida!
eu trabalho as vezes fazendo arte ou sites para gringos , não ganho muito mas e o suficiente para meu pai não fica enchendo meu saco toda hora