tô fazendo esse post mais porque eu tô me sentindo meio acorrentado a um tempo por conta do que escrevi no título. meio que depois desses meus 23 anos aí existindo, eu percebi que realmente só existi msm, me sinto superficial, vazio, sem nenhum senso de sentido, hobby, inspiração e etc. realmente vivendo só como uma espécie de sombra que minha família acha que vai virar um caixa eletrônico algum dia. me sinto cinza, mas ainda com olhar crítico e repetindo coisas que eu sempre faço ou são só impostar pra mim msm. me sinto incapaz de fazer ou de ver sentido em fazer algo que “não compensa”. eu sei que o pensamento n deveria ser esse e sim fazer algo que eu goste ou me sinta pelo menos afim de fazer por um tempo, mas primeiro, eu n sei o que seria, segundo, é que eu meio que tô entorpecido eu acho, n consigo sentir desejo, felicidade, motivação, o que n ajuda em nada, só piora. tudo isso me leva a não saber o que eu quero tentar, msm que ache algo, qualquer erro já quebra tudo tbm, fora que investir tempo sem sentir progresso é complicado. n tenho apoio, nem acho que vá ter. n sinto angústia tbm ou tristeza, que é o que alguém teria eu acho. mas faze oq. eu sei que deveria procurar um psicólogo, mas eu acho impossível com a minha situação tanto mental quando de dinheiro, afinal eu ainda tenho esse medo de exposição, meio que medo e aflição são uma das poucas coisas que eu ainda sinto de certa forma. de resto basicamente é imitar e parecer bem, eu meio que entendo o que deveria estar lá, só n sinto msm… desculpa o texto gigante de novo aí pessoas .-. (acabei colocando em desabafos msm, pq meio que virou isso… mas ainda gostaria de ler respostas, se alguém quiser dar)
Saudações @naouphary,
Seria interessante você entender o motivo desse medo e aflição. Quando eles surgiram? Que situação fez eles surgirem? Qual o propósito desse medo e aflição que você sente?
Talvez esses sentimentos de medo e aflição sejam formas do seu inconsciente tentar proteger você de alguma coisa, de tentar evitar que uma situação se repita ou coisas do tipo.
Você consegue se lembrar quando foi a primeira vez que sentiu esse medo/aflição? O que aconteceu?
Ainda com relação ao sentimento de aflição, ele está relacionado a quê? Ao futuro?
Seja bem-vindo ao fórum, se quiser conversar no privado é só mandar mensagem.
n sei dizer ao certo, não parece ter sido algo radical ou identificável. mas desde sempre eu n fui de me interessar por mtas coisas, sempre vivi mt no automático e fugindo da realidade por meio de jogos e vídeos, desde novo. só agora por esses tempos que eu venho percebendo que viver assim é meio triste, provavelmente pq eu cresci e tive contato com influências sobre isso. bom acredito que a aflição e medo sejam do futuro msm, é natural, vc tem medo do futuro, seja por algo que n fez, que vai acontecer, que n vai acontecer, algo que já fez no passado e talvez volte, enfim, talvez medo das consequências, msm que n existam, como eu acho que disse nesse post. enfim obg pelas palavras. eu tento sempre ficar de olho nesse site, então acho que qualquer mensagem na minha dm eu vou ler rápido na medida do possível. bom dia
naouphary:
eu n fui de me interessar por mtas coisas
Talvez você de fato não se interesse por muitas coisas, isso não tem nenhum problema. Por outro lado, talvez você apenas não tenha descoberto outras coisas pelas quais se interesse. Conforme você for explorando mais coisas, pode ser que você ache coisas novas para se interessar.
Além disso, não é porque outras pessoas tenham vários hobbies ou coisas do tipo que você também precisa ter. Mais vale uma única coisa que você goste de fazer de verdade do que muitas que você apenas faz para passar o tempo.
naouphary:
fugindo da realidade por meio de jogos e vídeos
Agora fiquei curioso. Estou me segurando para não começar a dissecar sua mente e entender o que está por trás disso…
naouphary:
bom acredito que a aflição e medo sejam do futuro msm, é natural
Depende do que você quer dizer com esse “natural”. De fato todos nós vamos sentir esse sentimento ocasionalmente. Faz parte da condição humana. Porém, se esse sentimento seu é uma coisa frequente, ou até mesmo constante, então a sua condição deixou de ser “natural”.
A forma como você descreve o que sente faz parecer que sofre de ansiedade.
bom, eu venho tentando coisas a um tempinho já, conforme eu fui conhecendo mais até da própria internet e da vida. acabei descobrindo que as coisas são bem mais complicadas do que parecem e são desanimadoras no inicio, ainda mais pra alguém como eu que se sente um pouco vazio, desmotivado e aflito. n quero usar isso como desculpa, pq com certeza existem pessoas piores mentalmente que eu por aí vivendo suas vidas. eu sei que eu n vou sustentar vários hobbies só pq sim ou pq vi alguém fazendo, o ponto é que eu me sinto perdido até pra escolher e manter o hobbie, n consigo acreditar que manteria ou que manter ele por um tempo me faria melhorar nele. mas eu acho importante pelo menos tentar, mas se frustrar ou desanimar no meio acaba comigo. n, geralmente é algo que eu sinto mais sobre pressão msm ou pensando em como vai ser o futuro msm, pra entregar algo na faculdade e coisas do tipo, geralmente eu só n sinto nada msm, n é algo tão extremo, mas eu percebo que minhas emoções são bem desreguladas. msm eu sabendo que n importa o futuro e sim o agora. enfim, de novo, obg pelo seu tempo. espero que o que eu fale faça algum sentido, as vezes nem eu me entendo.
Será mesmo que as “coisas” são tão complicadas que nem você as percebe?
Algumas podem ser, seja porque elas de fato são complicadas ou seja devido às suas circunstâncias no momento, porém, também existe a possibilidade de você estar com medo de falhar, medo de não ser bom o suficiente e coisas do tipo, daí, você acaba criando essas crenças de que as “coisas” são complicadas e com isso, você cria a desculpa para não realizar determinada coisa.
Por exemplo, houve uma época na sua vida que aprender a ler e escrever era algo complicado. Porém, hoje você se tornou tão bom que provavelmente nem pensa mais nisso, é algo natural para você.
O que isso te diz sobre si?
Será realmente que você de fato não consegue melhorar nas coisas que você tenta? Ou será que isso são apenas crenças que você criou para si a fim de fugir de passar por frustrações, dificuldades e desafios?
Você é mais capaz do que imagina.
Será?
Por exemplo, imagine duas pessoas, [Pessoa A] e [Pessoa B]. [Pessoa A] é aquela pessoa que gasta todo o dinheiro que ganha no mês. [Pessoa B] por outro lado, é aquela pessoa que gasta apenas uma parte do dinheiro que ganha e o restante ela investe.
Imagine agora que 60 anos se passaram, ambas essas pessoas viveram suas vidas de acordo com os seus jeitos. [Pessoas A] apenas viviam no presente, sem se preocupar com o futuro. Enquanto isso, a [Pessoa B] vivia no presente mas sem deixar de cuidar do futuro.
Qual delas foi mais prudente com a forma de viver?
Será mesmo que o futuro não importa? Se o futuro não importa, por que você tem medo dele então?
Ou será que essa sua ansiedade (que você chama de aflição) é um alerta do seu inconsciente para você parar e prestar atenção em algo que você está ignorando e que de fato é importante?
Não se preocupe, estou conseguindo te entender perfeitamente. Você se comunica bem, expande as suas respostas e traz novas informações para aprofundar as suas mensagens. Estou me divertindo com esse nosso debate, muito obrigado por participar e me deixar conhecer um pouco sobre você.
sim, pser. por isso falei que n quero usar isso como desculpa. meio que n tem como começar bom em algo, mas ao msm tempo esses medos que vc citou, as expectativas e até pressão tbm, pq n, criam essas crenças que a gente tá falando desde o começo do post. eu praticamente meio que perdi a vontade e capacidade de fazer as coisas, se elas n forem impostas, provavelmente por isso que vc falou msm e tal, como eu disse, me sinto bastante perdido, msm sabendo disso tudo. sim, pser. futuro depende do contexto e hj eu n tenho nenhum pro meu futuro, tô só a deriva msm, qualquer coisa que eu tento n foi pra frente, sinto que o meu futuro n foi escolhido por mim. quando eu falei sobre o futuro n importar, foi mais pra essa ideia de que a única coisa que eu posso alterar é meu agora e tudo, eu acho. bom, se é um alerta, tá sendo um trabalho meio mal feito, pq eu n sinto nada diferente, tbm n lembro de nada assim que eu tenha ignorado, n faço ideia nenhuma… queria, enfim. que bom que pelo menos a comunicação está funcionando direito, n consigo dizer o quão dificil é interpretar e ter empatia nesse tipo de conversa só por texto, sla, sempre me parece algo mt mais pra se fazer físicamente, talvez por conta da ideia de psicologos e afins. enfim, eu que agradeço, boa noite pra vc.