Desabafo de uma desajustada de 31 anos

Olá. Sou uma mulher de 31 anos e não consigo deixar de me sentir uma completa inútil. Passei minha vida inteira pulando de emprego em emprego, de faculdade em faculdade, e é inevitável me sentir extremamente deprimida só de pensar em colocar o pé para fora destas quatro paredes.

Passei um bom tempo desempregada antes da minha última experiência profissional, a qual acabei perdendo porque o trabalho me deixava fisicamente doente. Eu vomitava e chorava a noite inteira só de imaginar que, no dia seguinte, teria que voltar para aquele lugar. As pessoas costumam achar que tenho um jeito robótico, até o momento em que desabo a chorar. Cheguei a chorar na frente do meu supervisor, e ele pareceu sentir pena de mim.

Não tenho ninguém além da minha família e de alguns amigos virtuais. Sinto a certeza de que morrerei sozinha, e ver meus irmãos se casando, indo para suas próprias casas e formando suas famílias me faz sentir cada vez mais solitária.

Apesar de tudo, entrei na academia buscando melhorar minha aparência. Porém, por mais que eu tente me aprimorar física e intelectualmente, no fundo, não paro de sentir que não sou merecedora. Como tenho muita dificuldade em fazer as coisas sozinha, meu irmão chegou a deixar o emprego dele para trabalhar na mesma empresa que eu, tentando evitar que eu desistisse. Meu histórico de desistências é recorrente, e ver isso se repetir faz com que eu me sinta um fardo para qualquer pessoa que goste de mim. Sinto que me ter por perto é um peso.

Sempre fui uma pessoa isolada. Passo a maior parte do tempo no meu quarto, na frente do computador, estudando, jogando ou conversando com meus webamigos. Mas não consigo desabafar nem com eles; sinto que sou um incômodo para todos.

Não quero pensar em tomar atitudes extremas. Eu estou lutando, juro que estou, mas me sinto cada dia mais fraca. Eu só queria conseguir dormir e ter paz. Já passei por períodos de isolamento severo depois que terminei o ensino médio e, mais tarde, após concluir minha primeira graduação. Sinto que em breve voltarei a esse estado de isolamento e acredito que, se eu entrar nessa de novo, não terei mais forças para sair. Sinto que estou velha demais para qualquer coisa e que estou prestes a desistir.

Minha vida inteira estive na corda bamba, nunca fiz parte de lugar algum e até hoje nunca entendi bem o porquê.

8 curtidas

Tu conseguiu fizanlizar uma graduação, oq é um feito e tanto pra alguém q passou por tanta dificuldade. Vc é corajosa!

2 curtidas

Muito obrigada, eu tento me manter otimista, mas acho que não adianta muito ser bem formada e não conseguir exercer uma profissão.

1 curtida

Sei exatamente como é esse sentimento, a cada desistência é como se perdêssemos mais a confiança em nós mesmos…. Mas você tem que continuar tentando, eu mesmo passei por uma fase bem difícil esse ano passado, devo ter passado por uns 4 trabalhos diferentes e me sentia muito mal quando acabava não dando certo mas continuei insistindo, depois de um bom tempo tentando finalmente consegui achar um trabalho que me fixou bem e hoje, graças a Deus está me dando estabilidade, no passado já pensei em tirar a minha própria vida mas ainda bem que naquela fase ruim optei por não seguir nessa direção, sei que ainda tenho muitos sonhos pra realizar, quero viajar o mundo, mesmo que o meu próprio medo as vezes queira me impedir, tem tanta coisa que a gente não viveu por ai, e isso passa pela minha cabeça sempre que penso em hesitar… Você parece ter uma boa família que te apoia, tem estudo e mesmo relutante parece guerreira(o), então mesmo que não pareça tenho certeza que uma hora essa fase ruim vai passar, sei que na maioria das vezes nossas cabeças focam nas coisas negativas mas pense em tudo que você ja conseguiu superar até aqui.

Tem muita gente por aqui que passa e já passou por momentos difíceis, então você realmente não está sozinha(o) nessa, espero que essa comunidade te acolha.

2 curtidas

Muito obrigada pelas suas palavras. Eu também tenho sonhos. Gostaria de um trabalho home office, de um marido tão antissocial quanto eu e de viver em uma casinha no meio da natureza junto com ele. Viver tranquilamente, sem muitas emoções.

3 curtidas

Me sinto da mesma forma que você descreveu ali.

Passei minha vida inteira pulando de emprego em emprego[…]

E me identifico também, não nego que estou de certa forma desesperado sobre isso.

Tenho um irmão de 13 anos com autismo, e ele é não-verbal. A dúvida do desenvolvimento dele é algo que me machuca e me faz ficar extremamente apreensivo acerca do meu futuro. Tenho medo dele não conseguir desenvolver suas habilidades sociais, e tudo isso acabar da pior forma…

Eu, com 18, sempre me senti apreensivo sobre minha vida pessoal, nunca consegui manter o ritmo em algum curso, trabalho ou até em relacionamentos. Estar indeciso é a minha pior fraqueza e defeito. Também por pressão dos pais, sinto que tenho que trabalhar logo para poder ajuda-los em casa, principalmente nas despesas, mas não consigo!!!

Durei apenas 3 DIAS no meu último emprego, 3 míseros dias foram o suficiente pra me derrubar nessa poça de lama que eu chamo de quarto. E eu sinceramente nem sei o porquê de eu ser assim, é como ter uma pulga bem no meio das costas, onde você mesmo não pode alcançar.

E piora ainda mais, porque não sou de me expressar, pra ser sincero, consigo me abrir mais com amizades virtuais e na internet do que com meus próprios pais. E isso me faz sentir um sincero perdedor.

Só quis compartilhar isso, pois sei que não sou o único na terra que sente isso, e com toda a certeza não serei o último. De toda forma, fique firme, você tem seu irmão e ele realmente parece amar muito você.

Melhoras para você e sua vida!

1 curtida

Eu entendo bem como você se sente. Como alguém que tem uma história preenchida por intermináveis desistências, o meu conselho é: busque tratamento psicológico o mais cedo possível. Infelizmente, fugir não resolve, então não desista de procurar ajuda, por mais bobo ou difícil que isso possa parecer. Te desejo muita sorte.

1 curtida

Saudações @Alice,

Lendo o que escreveu, pensei em várias perguntas sobre você. Vou fazer apenas duas, se não acabo escrevendo um questionário aqui.

[1] - Baseado no que você escreveu, fiquei com a impressão de que você é uma pessoa introvertida. Se essa minha impressão estiver correta, você pensa que a sua introversão é um dos fatores que contribuem para a sua dificuldade de se manter em um emprego/faculdade?

[2] - Você mencionou que não consegue desabafar com os seus webamigos. Você sente que pelo menos um dos motivos, ou talvez até o único, para isso acontecer seja pelo fato de esses webamigos não passarem pelas mesmas dificuldades que você passa?

Seja como for, acredito que aqui nesse espaço você vai conseguir achar pessoas com quem conversar e quem sabe até formar novas amizades. Talvez você até acabe encontrando alguém com quem se sinta à vontade para desabafar.

Seja bem-vinda ao fórum e se quiser conversar é só avisar.

Acredito que sim. O ambiente social, a convivência diária, a pressão de estar perto de outras pessoas e ter que sair do meu espaço seguro me drenam a um ponto em que fico fisicamente doente. Eu tenho um jeito meio bobão, não sei dizer ‘não’ e me esforço muito para ser receptiva, e repetidas vezes isso fez com que as pessoas se aproveitassem de mim. Então, acabar assumindo projetos da faculdade inteiros sozinha, como carregar nas costas a maior parte do desenvolvimento de um trabalho em grupo, ou ultrapassar duas, três horas do fim do meu expediente, são coisas bem comuns nas minhas experiências.

Acho que o que me impede é eles serem mais jovens que eu. Eles enfrentam as mesmas dificuldades que eu, inclusive um deles é propriamente hikikomori há mais de 6 anos (ele trabalha home office) e o outro faz uns 3 anos que é Neet.

1 curtida

Olá, gostaria de dar boas vindas (atrasadas) ao fórum. Tenho 26 anos e sou um Hikikomori, estou desempregado desde os 19 anos, mas não em total reclusão em casa desde que me tornei católico em 2024, tendo ido às missas de domingo toda semana. Também vou ao psiquiatra de mês em mês desde os 17 anos por causa de TOC e fobia social que me afetam diariamente.

Entendo perfeitamente sua situação, na verdade me identifiquei muito com o relato. Desde 2025 tenho tentado fazer um curso ou procurar um emprego, mas sempre acabo me auto sabotando de alguma forma, ou deixando pra depois (que geralmente é nunca) ou até fazendo a inscrição ou mandando currículo, mas desistindo no percurso. Eu consegui vaga em um curso de administração, mas acabei não indo por medo de assumir responsabilidade e estar com outras pessoas (tenho fobia social desde a infância, só consigo frequentar a igreja por ter meus familiares por perto). É deprimente e até patético, mas infelizmente são raízes de maus hábitos e traumas com bullying e rejeição que carrego comigo.

Acho que a pior parte disso tudo é ser um fardo, obviamente não por simplesmente estar vivo já que minha mãe e irmão me amam e me apoiam nas dificuldades, mas por não conseguir contribuir financeiramente e ajudar pra melhora de vida. Só o que consigo fazer além de ficar em casa jogando videogame, assistindo filmes e animes, é ir nas missas e ajudar com compras do mês e pagamentos. Já faz um bom tempo que não converso com ninguém além dos dois, meus amigos tanto que conheci pessoalmente quanto virtuais não converso há muitos e muitos meses, tenho receio de estar ficando cada vez mais introspectivo com os anos (sendo que pelo menos antes, em redes sociais, eu era bastante ativo).

De qualquer forma, desejo que tudo corra bem contigo e que não desista da sua longa e forte caminhada. Já vi muitos relatos nesse fórum, mas não um com alguém que, mesmo tropeçando e as vezes se sentindo perdida, não desistiu de ir atrás de um emprego ou estudar vez após outra, e isso é admirável e até inspirador eu diria. Que Deus te abençoe e lembre-se: nenhum de nós está sozinho nessa luta que é a vida.

1 curtida

@Shadow Para você ver, nenhuma experiência é individual. Você ainda é jovem, espero mesmo que consiga sair dessa situação logo. Você não fica com medo de morrer sozinho? Eu estou cada dia mais angustiada, e o pior é que, se eu conseguisse um amor recíproco, tenho certeza de que seria extremamente tóxica.

Eu também tenho esse problema social desde criança. Odiava a escola e, por sorte, meu pai era professor. Ele sempre dava um jeito com a direção: passava as atividades para mim em casa e assim eu não era reprovada por faltas, porém as provas eu precisava fazer lá.

De toda forma, já vejo meus pais cansados de eu não ter um rumo bem definido e de viver no eterno cope de que algum dia vou conseguir um emprego, vou casar e ter filhos, quando obviamente isso é um sonho inacessível para mim. Me sinto horrível por não conseguir o que a maioria das pessoas tem com tanta facilidade.

Você ainda usa redes sociais? Quais? Alguém aqui usa redes sociais não anônimas?? Não anônima, eu só uso o LinkedIn. Gostaria de conhecer vocês, entender como se comportam.

Boa noite.

Apesar desse não ser meu caso, tenho um irmão (36) que vive com minha mãe e não trabalha a anos, ele também concluiu uma graduação. Realmente não sei como ajudar ou se ele quer ajuda, mas sempre que possível vou à casa da minha mãe ver ele e ela. Ele passa seu dia à frente do computador, similar ao que você descreveu. Porém se me permite oferecer uma visão por fora, ele é a companhia da minha mãe. Minha mãe entende que ele tem alguma coisa, que não consegue ou tem receio de tentar, e no final, pra ela está tudo bem.

Como mãe solo, ela também ficaria sozinha caso ele saísse. Eles fazem companhia um para o outro e de certa forma são o mundo um do outro. O valor que nós damos pode ser menor do que outras pessoas veem.

Tudo bem ele ter suas dificuldades, o que importa é ele e minha mãe estarem bem. Cada sorriso ou gargalhada é uma afirmação de que as vezes não é ele, mas o mundo que está em problema.

Senhorita, não sei quem você é. Mas continue forte, errar todo mundo erra. Eu já errei ou falhei um milhão de vezes, e vai acontecer muito mais. As pessoas costumam focar no que os outros conseguiram ou no que os outros esperam, mas ninguém sabe o que passaram pra chegar lá. Pensa que todos tem suas falhas e vai entender que tá tudo bem falhar e errar.

Boa sorte e continue forte

1 curtida