Documentário da NHK sobre hikikomoris

Talvez alguns de vocês ja tenham visto esse doc, esta legendado.
Aborda a tentativa de alguns assistentes sociais em auxiliar reclusos, muitos estão na casa dos 40, 50 anos e ainda vivem com o dinheiro dos pais. Outro aspecto interessante é a parte onde mostra um centro de reabilitação para hikikomoris, onde os mesmos podem efetuar pequenos trabalhos sociais, além de terem a chance de se comunicar com outros ex-reclusos.

6 curtidas

ótimo documentário. o meu medo é me torna um velho hiki.

3 curtidas

Não tenho medo de me torna um velho hiki, eu tenho medo é de sair de casa mesmo

Não acho que eu vou chegar nesse nível. Se for para sobreviver e não morrer de inanição, que convenhamos deve ser uma morte dolorosa, eu com certeza cometeria assaltos e mataria sem pensar duas vezes, já não tenho mais nenhum pingo de humanidade dentro de mim, só estou existindo mesmo como um animal, por instinto.

Infelizmente é difícil (pra não dizer impossível) existir algum tipo de ajuda especificamente para nós Hikikomoris, já que é uma síndrome totalmente desconhecida pelos profissionais (pelo menos, os vários que consultei) e o Brasil, sendo um país onde a socialização e comunicação são de 90% predominantes da natureza/perfil generalizada(o) do brasileiro, pessoas mais introvertidas já tendem a ter dificuldades em se adaptar na sociedade, reclusos como nós quase não temos os recursos pra isso.

É claro que a libertação dessa condição se baseia totalmente nas ações do indivíduo por si só, ainda mais por ser uma questão mental. Ainda assim, a procura por um ou mais caminhos para escapar disso inevitavelmente parece um labirinto.

1 curtida

Não conhecia, obrigado por compartilhar.