Ainda têm alguém vivo por aqui?
Sinto que o fórum está morto.
Gostaria de conhecer mais pessoas como eu.
Tenho 25 anos e estou isolado a 06 anos.
eae, cheguei hoje aqui no forum, literalmente acabei de criar minha conta, tenho 23 anos e estou isolado vai fazer 1 ano, porém já fiquei isolado 3 anos um pouco antes de agora tbm, eu saí do isolamento um pouco porém acabei voltando.
E aí meu parceiro, como está? to isolado mas não fisicamente fazem alguns anos
Oi! Também tenho 25 anos de idade! Isolado há mais de uma década. Apesar de ter receio e perder as forças para interagir, eu com uma certa frequência sinto vontade de conhecer pessoas que passam por coisas similares. Vocês são de onde? Qual cidade, estado? Nunca encontrei ninguém daqui onde eu moro na internet. No fim, acabo lembrando de voltar aqui e ler os relatos, mas como um espectador apenas, sinto muito medo. Acredito que o fórum não esteja abandonado e o que ocorre é que não existe muito o que falar além da nossa própria miséria. Sem parecer pessimista, mas é a realidade. A sociedade não se importa conosco, somos piores que ratos para eles. Ostracizados, esquecidos e considerados inferiores até mesmo aos dependentes químicos e criminosos de todos os tipos. Terça-feira eu irei começar novamente uma tentativa de ser normal, tenho uma consulta agendada com mais um novo Psiquiatra que um conhecido da minha mãe recomendou e dizem que esse profissional é um dos melhores da cidade. Eu sinto que será tempo e dinheiro desperdiçados. Não há saída para mim, apenas um milagre, mas milagres não existem.
Eu sou de São Paulo e você?
O que o levou a se afastar das pessoas?
Estou estagnado… como assim “não fisicamente”?
Entendo, o que fez você se isolar? Timidez, insegurança, ansiedade, depressão?
Cara, pior que eu nunca tinha parado pra pensar nisso, mas voltando no passando antes de eu me isolar, basicamente até meus 15 anos tava tudo normal, porém foi nessa idade e durante o ensino médio que tudo começou a mudar, eu já vinha tendo muitos problemas internos familiares, várias brigas por diversas questões, desde notas, religião e coisas assim, já vinha me desgastando, ainda mais por que foi nesse período que comecei a desistir dos meus sonhos, pois não recebia nenhum apoio ou orientação de pais/familiares, eu tinha poucos amigos, e eu não me abria sobre esses assuntos com eles, então acabou morrendo todos os meus sonhos, e pra piorar, eu reprovei aquele ano, aí minha família que já me julgava bastante por tirar notas baixas e não estudar muito, acabou gerando uma grande mudança no comportamento deles perante o meu, começaram a me desdenhar mais e mais, e pra piorar, eu reprovei dnv no outro ano, mas esse ano em questão eu tinha reprovado já por estar desistindo de ir pra escola, acredito que foi ai onde comecei mesmo a ser hikikomori, falava com os amigos que fiz no colégio só pelo skype/discord. Outra razão que acho que me ajudou a ficar isolado futuramente, foi que na minha infãncia, meus pais me isolaram muito em casa, eu queria sair pra brincar na rua ou na casa de amigos meus da escola, porém nunca deixavam, e como eu não conseguia brincar com ninguém, acabei ficando em casa jogando os video games do meu tio, dai até mesmo depois de eu ter crescido e poder sair de casa, não tenho mais vontade, pois não conheço muitas pessoas e tenho medo de conhecer, já cheguei até sair, mas quando falo com as pessoas, não tenho muito tipo “experiência” sabe? tipo as pessoas falam de rolês e coisas que deram quando eram jovens, e eu não tenho nada, até mesmo coisas básicas que todo mundo aprendeu a fazer nessa idade como sair sozinho pros lugares e tals eu só vim aprender depois dos 20. Voltando na parte que eu tava no ensino médio, eu basicamente larguei os estudos e só fui terminar com 19, com supletivo, e isso liga em outra coisa que eu odeio que meus parentes fazem muito, sempre buscam me comparar com meus tios/primos que na minha idade já estavam sla, com a vida feita, acho que na cabeça deles isso iria servir para me motivar, mas no final de tudo acaba me jogando mais e mais pra baixo. É isso, desculpa o textão ai kk, mas eu nunca tinha parado pra pensar/falar isso antes.
Sou de Minas Gerais, nasci na capital, Belo Horizonte. Porém moro em Uberaba, uma cidade ao lado de Uberlandia, mais ou menos 1 hora de distância. Nunca vi ninguém daqui de Minas ou onde moro nessa mesma situação que a nossa na internet. Provavelmente devo ser um dos poucos por aqui, mineiro geralmente é muito social e extremamente fofoqueiro, gostam de saber da vida dos outros. Todas as pessoas que eu conheci que tinham esse mesmo problema que o meu moravam no Rio de Janeiro ou em São Paulo, como você.
Bom, no meu caso eu me afastei das pessoas por causa de humilhações e agressão. Desde muito cedo na minha vida as pessoas debochavam de mim, me humilhavam e eu era motivo de piadas. Isso tudo antes mesmo de eu entrar na escola, mas quando eu entrei na escola foi muito pior. Lá eu comecei a ser perseguido e humilhado constantemente até evoluir para violência física. Eu sempre me defendia e reagia às agressões, porém não importa para onde eu ia ou qual escola sempre voltava a acontecer, era como um ciclo infinito. Mas isso não era só na escola, isso também acontecia fora. Eu servi ao Exército e também fui debochado, humilhado pelos meus companheiros de tropa e recrutas de outras tropas e tentaram bater em mim. Até mesmo os superiores perceberam que meus companheiros estavam de marcação comigo e o Sargento da minha tropa disse que era errado o que estavam fazendo. A minha vida inteira fui “bucha de canhão”, o que era alvo de humilhações. É como se as pessoas me enxergassem como aqueles personagens da ficção que servem como alívio cômico, apenas uma piada. Sempre vou ser o que fica de fora, o excluído e esquecido até mesmo dentre o grupo dos excluídos e esquecidos. Não sou masoquista, me recuso a sofrer mais do que sofri, eu aguentei de mais. Chega.
Estou vivo ainda, atualmente com 21 anos.
saio pra festas, trabalho, tenho namorada, mas ainda assim me sinto só, vazio, esquecido
Então você NÃO é Hikikomori, está no lugar errado. Isso são indícios de saúde mental abalada, talvez possa ser depressão ou algum outro transtorno mental. Você já procurou algum profissional alguma vez na vida?
Boa noite, moro em SP, capital e tenho 40 anos, prestes a completar 41. Há uns 15 anos faço tratamento com uma psicóloga e psiquiatra, tomando medicamentos durante todos esse período. Há uns 20 anos briguei com meus amigos de infância e não tenho mais contato com eles. A duras penas terminei a faculdade em 2007, porque tinha muitos seminários e tinha muita dificuldade em me enturmar. Até perdi matérias por ter prova oral e mudei para o período da noite. Minha experiência como estagiário foi muito ruim e acabei desistindo de atuar na área. Depois faculdade fui estudar para concursos e consegui passar para nível médio em um órgão federal, continuei estudando mas não consegui passar em mais nenhum, o cargo atual me permite morar sozinho e me manter. Na minha experiência profissional tive situações ruins devido à minha dificulldade de socialização e por ter cruzado com pessoas bem ruins, mas hoje acredito que tenho colegas que respeitam meu jeito de ser. Tive pouquíssimos relacionamentos na vida, 2 pra ser mais exato, um deles curto e traumático. Depois da pandemia, todos do trabalho foram para home office, praticamente só me socializo com minha família. Por diversos momentos da minha vida estive bem mal, estive a poucos passos do suicídio e diariamente esse pensamento me assombra. Consigo sair de casa, mas só passar pela portaria do prédio ainda me deixa tenso e mais das coisas eu faço para evitar o contato com outras pessoas. Me increvi neste forum para conhecer outras vivências e compartilhar um pouco da minha. Acredito que este forum sirva não só para isso, mas que as pessoas possam dar suporte uma para as outras, por isso acho que toda o depoimento aqui é válido, desde que respeite as dificuldades dos outros.
Prazer Durquem, que bom que conseguiu se formar e desenvolver um meio de se sustentar… Em que se formou e em que atua atualmente?
Tambem tenho muitas dificuldades quanto a interações sociais, me sinto tenso e ansioso a maior parte do tempo… você carrega essas dificuldades desde jovem? Elas não melhoraram com o tempo?