Estresse e ausência de autoconfiança durante as interações

Felizmente, a minha ansiedade social foi reduzida de maneira considerável. Ao constatar isso, senti que um peso foi tirado das minhas costas.
Um p̶e̶q̶u̶e̶n̶o̶ ̶m̶a̶s̶ ̶f̶r̶u̶s̶t̶r̶a̶n̶t̶e̶ dos meus problemas é: os anos de isolamento e a timidez fizeram-me adquirir trejeitos estranhos. O efeito disso é ser tratada como uma criança, como um deficiente, com irritação ou com deboche. Imagino que a solução seja manter-se tranquila e espelhar a linguagem corporal do outro, mas é bem difícil tentar pôr em prática sem parecer mais esquisita ainda. E é inimaginável possuir intimidade com uma pessoa a ponto de ficar confortável e conseguir agir naturalmente perto dela.

3 curtidas

como você fez para reduzi-la?

acho que entendo vc. fico muito estranha quando tento interagir. acho que o segredo é se esforçar e “praticar” mais, por mais difícil que seja… sei que vc está dando o seu melhor, força!!

Não tenho certeza. Habituei-me a ficar distraída com os meus pensamentos, ignorando o ambiente e o que está nele. As vezes penso que as pessoas lá fora são NPCs com quem devo interagir para completar as minhas “missões”, ajuda a não cogitar os seus julgamentos ou a possibilidade de receber um ataque. Não é saudável, é um mecanismo de coping bem bobo, mas é o que alivia o meu mal-estar.
E veja, caso eu não possuísse nada que me fizesse minimamente feliz para imaginar, e não possuísse nada que me motivasse minimamente para completar as missões, não seria efetivo. Por isso é importante termos algumas atividades prazerosas no dia a dia, e buscarmos um objetivo que tenha um sentido pessoal.

Este vídeo é interessante, apesar de ser superficial.
https://youtu.be/i5gAZzZjYwg

Obrigada. Boa sorte e força para você também!!
fe9c408a80d9ba64ff83e08751f3e750 (1)

1 curtida