Filmes e séries favoritos

Utilizem o tópico para postar recomendações, além de postar seus filmes favoritos. Afinal, temos muitos tempo para previlegiar a sétima arte.
Bem, não vou colocar em uma ordem pré-definida, alguns desses títulos podem não ter notas altas no IMDB, mas de qualquer modo tenho um carinho especial, seja pelo fato de marcar uma parte da minha infância ou do personagem ter traços de personalidade nos quais eu me identifico.

Filmes:
Cemitério Maldito 2 (1992)
Quando sua mãe, Renee, morre, o jovem Jeff Matthews retorna para sua cidade natal com o pai, Chase. Jeff faz amizade na escola com Drew Gilbert, que lhe conta sobre um cemitério de índios que ressuscita pessoas e animais, o que provocou a morte da família Creed, que morava na cidade. Desesperado de saudade de sua mãe, Jeff ignora os alertas e enterra seu corpo, fazendo-a retornar na forma de uma zumbi mortal.
índice

Lembro que assisti esse filme na madrugada da band quando era criança. Depois, ja na adolescência fui pesquisar e descobri que o filme é inspirado no livro " O Cemitério" do Stephen King. Gostei mais desse do que do primeiro, pois o personagem principal traz toda uma questão de luto durante o ínicio do filme, além de ter todo um cenário bucólico, típico de uma cidade interiorana americana. Também mostra cenas de bullying, algo clichê, mas que é bastante abordado em filmes dos anos 80/90.


Horror Express (1972)
Em 1906, na China o professor Alexander Saxton descobre o fóssil de um mostro congelado em uma antiga província e leva o bloco de gelo para a Europa em uma viagem e trem. Porém, no meio do caminho, a criatura congelada é liberada e começa a assassinar e roubar a memória dos passageiros.

Não sei por qual motivo, mas trens sempre me fascinaram, no caso desse filme também há uma alusão a temática de H.P Lovecraft. Além de contar com dois atores incriveis ( Peter e Christopher Lee. Destaque também para a interpretação do monge ortodoxo.


Donnie Darko
Donnie é um jovem excêntrico que despreza a grande maioria de seus colegas de escola. Ele tem visões, em especial de Frank, um coelho gigante que só ele consegue ver e que o encoraja a fazer brincadeiras humilhantes com quem o cerca. Um dia, uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita, mas, momentos depois, a turbina de um avião cai em sua casa e ele começa a se perguntar qual é o fundo de verdade dessa previsão.


Eu realmente não sei o que escrever em uma micro resenha, mas gosto desse filme tanto pelo enredo em si, como também pela atmosfera onírica que o filme transparece. Bom, não vou escrever mais nada, pois posso dar spoilers, apesar de achar que muitos ja viram esse filme por aqui.


A Passagem (2005)
O psicólogo Sam Foster estuda o caso de um paciente que pretende se suicidar. As terríveis profecias do rapaz começam a se realizar e, enquanto tenta salvá-lo, Sam também lida com questões pessoais e dolorosas.
índice

Bem, esse é daquele tipo de filme mindfuck, mas também aborda temas que permeiam a vida humana (paixão, culpa, auto-flagelação). Um filme que também tem uma atmosfera onírica e densa.


Por hora é só, depois posso outros filmes que me agradam. Espero conhecer outras obras através dos demais membros.

2 curtidas

Taxi Driver (1976)
O motorista de táxi de Nova York Travis Bickle, veterano da Guerra do Vietnã, reflete constantemente sobre a corrupção da vida ao seu redor e sente-se cada vez mais perturbado com a própria solidão e alienação. Apesar de não conseguir fazer contato emocional com ninguém e viver uma vida questionável em busca de diversão, ele se torna obcecado em ajudar uma prostituta de 12 anos que entra em seu táxi para fugir de um cafetão.


Um dos grandes trabalhos do Scorsese que traz uma crítica social pesada, abordando o transtorno pós traumático e a falta de perspectivas que muitos possuem. Esse é meu filme favorito, acredito que muitos usuários daqui ao assistir essa obra com certeza extrairiam algo para fim de reflexão.


Fargo (1996)
Jerry Lundegaard é um vendedor de carros que se endividou e está desesperado por dinheiro. Ele contrata dois bandidos para sequestrar sua própria esposa e seu sogro o ajuda a pagar o resgate. Tudo acontece como o planejado até o momento em que os bandidos atiram em um policial.


Fargo é uma obra de roteiro impecável e realista com execução singular que consegue criar diferentes reações do espectador, conseguindo trazê-lo para dentro do filme, imergindo-o completamente.


O Grande Truque (2006)
No século 19, em Londres, dois amigos ilusionistas e mágicos, Alfred Borden e Rupert Angier, acabam construindo uma rivalidade, uma batalha por supremacia, que se estende ao longo dos anos e que se transforma em obsessão, cujos resultados serão inevitavelmente trágicos.
images (1)
Um filme brilhante que prende a atenção e vai nos enganando do início ao fim como um bom truque de mágica deve ser, além de ser um tanto quanto filosófico.


Ladrões de Bicicletas (1948)
Desempregado Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani) está eufórico quando finalmente encontra trabalho colocando cartazes pela cidade de Roma, destruída pela guerra. Sua esposa Maria (Lianella Carell), vende os lençóis da família para resgatar a bicicleta de Antonio da loja de penhor, para que ele possa aceitar o trabalho. Porém, o desastre ataca, quando a bicicleta de Antonio é roubada.
images (2)
Clássico, obra prima das mais belas e tristes do cinema de todos os tempos. Um filme de De Sica, um dos maiores cineastas Italiano e produção do gênio Sergio Leone. Ladrões de bicicleta é deslumbrante, traz consigo somente atores amadores que constroem um filme único e que nos traz uma reflexão profunda.

2 curtidas