Hikikomori e pobretona

Daqui alguns dias vou completar meus 21 anos e me vejo em total desespero, nesses últimos 8 anos de depressão, fiquei rodando em círculos tentando sair dessa situação deplorável de isolamento mas sempre acabo voltando pro mesmo lugar, um quarto escuro e mofado . Passei a vida inteira me sentindo um fardo para todos ao meu redor, meus pais nunca tiveram responsabilidade para me criar, então tudo caiu nas costas da minha avó. Continuo vivendo com ela e a única coisa que posso fazer para retribuir é limpar a casa e cuidar dela da maneira que posso. Milagrosamente terminei o ensino médio e até hoje não consigo parar em nenhum emprego, na medida que vejo o tempo escorrendo pelas minhas mãos as oportunidades se esgotam cada vez mais. Em todos os subempregos que arrumei não aguentei ficar por muito tempo, me pergunto como as pessoas conseguem viver a vida dessa forma e o que tem de errado comigo, sou extremamente incompetente em tudo que faço, sequer consigo estudar para conseguir coisa melhor, me sinto tão burra e incapaz. Sou uma mulher fraca, não tenho capacidade para exercer trabalhos pesados e isso piora ainda mais minha situação. Não sei que rumo tomar, assim que minha vó ir dessa pra melhor não vou ter para onde ir. Na medida que as coisas foram acontecendo percebi que parei de sonhar, a única coisa que eu queria era ter uma vida normal, trabalhar e me sustentar sozinha, nunca quis luxo, apenas o básico.

Tentei suicídio várias vezes durante esses anos e simplesmente desisti de tentar, pois nem isso consigo fazer. Por mais que o tempo esteja passando ainda me vejo como uma criança de 12 anos e não uma mulher, não só eu mas todos ao meu redor, percebo os olhares de pena dos meus parentes por isso. Ninguém me trata como adulta, vejo meninas mais novas que eu fazendo tantas coisas e eu continuo aqui, vegetando em um quarto.

Vivi uma vida relativamente normal até os meus 12 anos, nunca sofri bullying ou coisa do tipo, tirava boas notas na escola e tinha alguns amigos, porém, sempre fui tímida e muito introvertida, recebo reclamações constantes sobre a minha voz por ser muito baixa, não consigo falar alto com as pessoas. Aos 13 anos tudo na minha vida foi desandando, comecei a me sentir mal sem motivo e tirar notas baixas na escola, foi o suficiente para meus pais começarem a me odiar, então comecei a me isolar cada vez mais e perdi todas as boas amizades que tinha. Nunca mais consegui estudar como antes, queria voltar a ser aquela menina inteligente e dedicada que eu era mas isso não será possível. Hoje percebo o erro que cometi quando resolvi parar de estudar, para pessoas pobres como eu, não se tem muitas oportunidades de ter uma vida digna, estudar é a única forma, mas não consigo, sinto que a depressão corroeu meu cérebro, nada entra na minha cabeça e isso me destrói. O que resta para gente como eu é subemprego, tráfico ou prostituição. Em momentos de desespero, me pego pensando se terei que vender meu corpo algum dia. Sou virgem e bv, nunca gostei de ninguém e todas as pessoas que tentaram algo comigo eram extremamente estranhas, já fui perseguida e assediada, acho que isso contribui com o fato de eu não me importar em ter relações, não presto nem pra ser puta, jamais conseguiria seguir nesse ramo.

É um texto longo, desconexo e provavelmente deve ter vários erros ortográficos, pois como eu disse, sou BURRA e não sei mais escrever como uma pessoa decente. Nunca fiz algo assim antes e o que me motivou, foi ler outros relatos de pessoas que estão na mesma situação que eu. É reconfortante saber que pela primeira vez posso mostrar o que sinto de verdade e não serei repreendida por isso (eu acho).

Se você leu até aqui, espero que esse desabafo tenha feito você se sentir um pouco menos incompreendido pelo mundo lá fora, é triste viver desse jeito mas você não é o único. ★

9 curtidas

Eu tenho 31 anos, e eu estou numa situação parecida, a algumas semanas atras eu até pesquisei como dar nó de forca, eu peguei uma gravata e comecei a treinar, a unica coisa que eu estava fazendo era olhar pro passado e fantasiar, eu daria de tudo pra ter 21 anos de novo, se tem uma coisa que eu de 31 pode te falar que tem 21, mesme achando que vc ja sabe disso e não ajuda muito, é que, não vai melhorar, só ficar parado não vai acontecer nada, ninguem vai aparecer pra te salvar, nenhuma fantasia vai virar realidade, e mesmo sabendo disso não ajuda nada, eu já sabia disso a muito tempo, mas é muito dificil de mudar, é muito dificil de se mexer, ainda mais quando vc ta muito tempo parado, eu vou te dizer o que eu faria se eu tivesse 21 de novo, de começo o que eu definitivamente iria fazer de qualquer forma é me exercitar, só tem benifícil vc se exercitar, qualquer terapeuta que seja bom, a primeira coisa que ele recomendaria pra uma pessoa que tem depressão é exercício, se exercitar não é fácil, é cansativo, é doloroso, e se vc conseguir superar tudo isso, vc consegue seguir a vida muito mais fácil, sendo um desafio e quando nós como pessoas somos capazes de superar esse desafio a sensação de gratificação é praticamente instantânea, os resultados que vc vai conseguir se exercitanto tbm vai aumentar muito sua autoestima, eu veemente acredito que não existe pessoas feias e sim desleixadas, ter um fisico legal e aprender a se arrumar um pouco, não tem ninguem que não consiga ser atraente, outra coisa que eu faria, se vc tem tempo aprenda alguma coisa, a internet tem tudo pra vc, hj em dia ainda com as ferramentas AI (chatgpt ou deepseek) não tem muita coisa que vc não pode aprender, aquele desespero de não saber o que fazer e pensar que o fim é só a morte, use de motivação e desespero pra tentar te empurrar a fazer essas tarefas que são entediantes, mas necessarias, como aprender algo, se vc tem uma visão de querer passar em um concurso, então estude, como eu falei, na internet vc consegue achar de tudo, se vc não quer sair de casa pra enfrentar essa sociedade e mundo de merda, aprende algo que vc possa fazer de casa, edição, programação, alguma coisa que possa te sustentar só pra começar e com experiencia vc vai poder planejar sua vida melhor, falando um pouco de mim, como eu falei algumas semanas atras, no fim do tunel eu só via morte, nos ultimos dias eu achei algo que me deu esperança pra continuar vivo, sem ter que sair e fazer parte dessa sociedade que me apavora, eu quero fazer conteúdo pro youtube, eu não sei se vou conseguir, mas pela primeira vez, ao invez de não ter nenhum sonho, nenhum goal pra alcançar, eu estou empolgado com algo, eu não sei se vou conseguir, eu não tenho nenhuma esperança extravagante, meu objetivo seria só fazer o suficiente pra poder pagar as contas e comprar comida, meu sonho seria poder comprar um pc legal e só, e se não der certo, com o que eu aprendi em edições eu acho que eu vou poder me sustentar, eu sempre pensei que eu não tinha nenhuma criatividade pra criar nada e isso me deixava muito decepcionado, eu gostaria tanto de poder criar algo, mas quando eu parei pra pensar de verdade algo para criar as ideias começaram a surgir e eu descobri que eu não sou tanto fracassado como eu pensava, me senti tão feliz depois de tanto tempo, de qualquer forma, para alguem como eu que já se acostumou com a ideia de morrer, ter esse pouquinho de esperança é algo bem diferente e muito bom, espero que vc consiga isso tbm :wink:

3 curtidas

Li tudo que você escreveu, e vejo o quanto essas vozes duras estão gritando dentro de você. Elas parecem muito altas, né? Será que a gente pode tentar algo? Quando você diz ‘sou burra’, consegue imaginar que é uma parte sua falando isso, tipo uma voz separada, e não você inteira? Como ela seria se tivesse uma forma?

Quando você consegue dar um passo atrás e olhar pra essa voz que te chama de burra ou incapaz, mesmo que seja só por um segundo, tem uma parte de você que tá observando, né? Essa parte que olha, que não tá brigando nem se afundando na crítica, mas só vendo ela com um pouco de curiosidade ou até carinho — essa é uma parte especial de você. No fundo, ela é quem você realmente é, uma espécie de centro calmo que não tá preso nessas vozes duras. É como se fosse um pedaço seu que não julga, que só quer entender e estar junto, mesmo quando tudo parece um caos. Você já sentiu isso alguma vez, mesmo que bem de leve?

Pensa assim: as vozes que te criticam ou te puxam pra baixo são como nuvens escuras, e esse observador interno é como o céu atrás delas. As nuvens vêm e vão, às vezes cobrem tudo, mas o céu tá sempre lá, quieto, só esperando pra ser visto. Esse céu é o Self — ele não briga com as nuvens, só as deixa passar e fica te olhando com paciência.

Muito bom este livro: Não há partes ruins: curando traumas e restaurando a plenitude com o modelo de sistemas familiares internos
https://www.amazon.com.br/Não-partes-ruins-restaurando-familiares-ebook/dp/B0C54JJ6GS/ref=sr_1_2

3 curtidas

O texto ficou ótimo, deixe a modéstia à parte porque você escreve bem sim. Isso prova que talvez você esteja se subestimando, talvez você não seja tão “burra” quanto está falando.

Me identifiquei com vários pontos… e realmente ser pobre atrapalha e muito as coisas pra pessoas como nós, nesse quesito de emprego eu sou o exemplo perfeito de fracasso, desde os meus 18 ( agora tenho 22) tive cerca de 6 empregos e em uns 4 deles durei menos de 1 mês, e em meio a tantos julgamentos continuo tentando… Episódios de depressão e desânimo sempre me acompanharam e sei bem como é se sentir sozinho e desamparado. Mas tenho minhas qualidades e algumas coisas que me fazem sentir feliz no dia à dia, poucas mas de vez em quando encontro algo, e você tambem deve ter as suas, se em meio a todo esse caos você continua lutando é porque tambem deve ter esperanças. Somos jovens, ainda temos muitas possibilidades a nossa frente, talvez isso seja só uma fase, quem sabe um dia olhemos para trás e vejamos tudo isso só como um momento dificil em nossas vidas, que conseguimos superar, sinceramente eu não sei se um dia as coisas vão melhorar, mas se estamos dispostos á desistir de tudo, porquê não esquecer os erros do passado e começar do zero ? Quando já estamos no fundo do poço não há como descer mais, só “subir” e melhorar.

De qualquer forma seja bem vindo(a), há muitas pessoas nesse forum com às mesmas dificuldades, e escrevendo um pouco sobre nossas vidas podemos ajudar uns aos outros, então obrigado por compartilhar, mesmo sabendo que as vezes pode ser dificil se abrir. Espero que um dia você encontre o que procura.

2 curtidas

Obrigada por ler meu desabafo e responder de forma tão gentil. Já comecei do zero tantas vezes e fracassei em todas, o único motivo de continuar tentando é pq não tenho outra alternativa, me sinto na obrigação de pelo menos ter um emprego pra ajudar quem ainda me aguenta.

1 curtida

Obrigada por ler, vou tentar seguir o seu conselho e não ser tão dura comigo mesma.

Obrigada, li tudo que você escreveu e realmente são dicas muito valiosas. Na parte do exercício físico me faz muito bem e não tenho problemas com isso, porém, o que mais me assombra é não conseguir um trabalho e se conseguir não durar nele. Tenho alguns sonhos simples mas todos exigem dinheiro, não tenho a opção de desistir então continuo tentando, mas na medida que o tempo passa vejo que andei em círculos e nada de fato funcionou, é muito frustrante.
Não acho que esteja tão tarde para você por causa da idade, vivemos em tempos difíceis e isso tem se tornado cada vez mais comum. Espero que consiga criar o seu canal, boa sorte.

Boa noite. Seja bem vinda.
Você mencionou que aos 13 anos sua vida começou a desandar. O que aconteceu? Você lembra de algo negativo que te marcou nessa época?
Você também disse que não sofreu bullying, o que é ótimo, mas parece haver um evento traumático envolvido… Ou é apenas impressão minha.

Me identifiquei muito com o relato pois também sou mulher e é difícil de encontrar outras mulheres em fóruns.

1 curtida

Você não devia se sentir mal por não conseguir vender o seu corpo.
Na verdade, que bom que você não consegue.
Não existe trabalho sexual, prostituição é uma ilusão para mulheres desesperadas. Você estaria sendo explorada mais uma vez e da pior forma possível.
E não é conservadorismo dizer isso, não deixe que os outros te convençam do contrário.
Você com certeza é boa em algo, só precisa descobrir.

1 curtida

Oi boa tarde, aos 13 comecei a me sentir muito mal sem motivo, pedi ajuda psicológica pra minha família mas ninguém ligou, não conseguia mais estudar e assim eu fui me isolando cada vez mais. Creio que se eu tivesse tido auxílio bem no início eu não estaria na situação que estou hoje, infelizmente nasci em uma família problemática.

3 curtidas

Você deve ser neurodivergente assim como eu,pessoas neurodivergentes não se encaixam em nenhum lugar por isso se isolam e tbm sofrem preconceito,bullying essas coisas eu tbm nasci em uma família disfuncional,de uns anos pra cá desconfio que tenho autismo nível 2 dificuldades de interação e comunicaçao social,pouco contato visual, episódios de depressão,ansiedade e isolamento social só saio de casa acompanhado com minha mãe ou irmã.

1 curtida