Hikikomori no Japão 🇯🇵 e em Minas Gerais

Hikikomori é uma palavra japonesa que significa isolamento social extremo.

O Hikikomori é comum no Japão, considerado um problema de saúde pública e o governo japonês possui um programa para reintegrar os Hikikomori na sociedade. :jp::mount_fuji:

No Japão os Hikikomori ficam trancados no quarto jogando videogame e lendo revistas em quadrinhos (Mangás).

Os Hikikomori não trabalham e não estudam. Fazem parte da geração Nem-Nem e da geração canguru (adultos que moram com os pais).

Talvez o Hikikomori tenha relação com a sociedade nipônica.

Moro em Minas Gerais. Dizem que as mulheres mineiras são muito conservadoras, que o povo mineiro é muito reservado etc.

Talvez meu problema de isolamento social crônico tenha relação com a cultura de Minas Gerais.

Não tenho amigos, namorada, esposa e filhos. :broken_heart:

Sinto vergonha de não ter namorada, esposa e filhos. As pessoas da minha idade estão casadas e tem filhos.

Quero casar e ter filhos, :heart::bride_with_veil::wedding: mas não conheço nenhuma mulher para pedir em namoro. :couple::two_hearts: Não tenho ex-namoradas e amigas do sexo feminino.

Não tenho namorada mas não é uma opção como no MGTOW.

É muito difícil começar tudo da estaca zero.

Tenho 36 anos (vou fazer 37 anos) e durante minha vida não construi um círculo social e um networking profissional.

Na época do Orkut não conseguia adicionar meia dúzia de pessoas na minha lista de amigos da rede social.

Esse comentário me fez viajar no tempo. Na época do Orkut ninguém nunca escreveu um depoimento sobre mim no meu scrapbook. Eu já era invisível desde aquela época. Acabei até apagando o Orkut depois de alguns anos; era um cemitério que só servia para espelhar o meu fracasso no plano social e amoroso. Sai do Orkut em 2009, anos antes do fim definitivo do site. O meu Facebook é a mesma coisa, a maioria dos “amigos” que tenho lá datam da época da universidade mas nunca recebo mensagens ou comentário deles. O meu Facebook é um deserto.

Eu me sinto da mesma forma ,eu vejo as pessoas seguindo as suas vidas e eu travada , não consigo nem ir pra frente e nem voltar pra trás…