Hikikomoris no Brasil, o que vcs sentem falta?

Opa pessoal, me chamo Yumi e sou nova por aq, eu queria como vcs acham que o tema hikikomori tem sido abordado no Brasil, se está em crescimento, se vcs sentem que falta algo a ser falado, alguma relação a ser feita. Estou em processo de pesquisa e gostaria de abordar ela da forma mais respeitosa possível, já que é um assunto delicado, me interesso bastante sobre o tema e desde então tenho pesquisado para saber mais sobre, e gostaria de contribuir de alguma forma com uma pesquisa sobre isso no Brasil, mas ainda tenho dúvidas sobre o que abordar do Hikikomori no Brasil, por isso gostaria de pedir a opinião de vocês a me ajudar a contribuir com pesquisas sobre o tema e sobre o que vocês acham importante abordar sobre a vida hikikomori, agradeço desde já, se precisarem de mais informações, consigo dar pra vcs, muito obrigada e espero que todos estejam bem!

1 curtida

Olá
Que bom seu interesse por uma questão tão delicada
Também tenho interesse pelo tema e encontro no Brasil uma visão limitada no Brasil. Na Espanha e Itália consegui mais informações. Nesses países há atenção da saúde pública em relação aos hikikomori.
Procurei 5 psicólogos para falar sobre o tema. Eles desconheciam e apontaram questões como depressão, ignorando que pode ser uma condição sistêmica.
Achei uma pesquisa universitária, bem feita até, mas que, equivocadamente, associava o fenômeno ao vício em jogos on line.

Considero importante pesquisar e esclarecer essa questão. Força e coragem no seu trabalho.

Eu acho que as pessoas que vivem em isolamento social voluntário no Brasil, atualmente, sofrem ao ter contato com tratamentos porque muitas vezes se diagnostica como depressão e encaminha ao tratamento medicamentoso; muitas famílias, diante dessa situação não sabem como fazer, não tem nem a quem pedir ajuda, pois, eu já fui atrás, nem o agente de saúde nem o médico da ubs tem conhecimento desse fenômeno.

É um sofrimento que precisa ser considerado. Lembro-me de uma senhora que tinha uma filha adulta que “dava trabalho” e uma adolescente que tinha deixado a escola e não saia mais do quarto. As primas, para ajudar, levaram a menina do quarto para uma festa. A adolescente engravidou. Imagina uma pessoa que não conseguia ir para a escola se ver diante de uma série de consultas pré natal!? Uma menina que vivia isolada e agora teria que conviver com o pai do filho? e ter um filho no isolamento… tudo isso foi muito duro para essa família. Mas achavam que a adolescente tinha “só” depressão.

Boa pesquisa.
Abraços.

1 curtida

Boa noite. Não me considero um hiki, mas meu irmão é claramente um. Entrei no fórum para entender mais como as pessoas se sentem e dei uma pesquisada no tema também. Em minha pesquisa entendi que no caso do Japão, a síndrome (não sei se posso me remeter dessa forma, me eduquem) está muito atrelada a grande pressão da sociedade japonesa em relação a trabalho e status. Algo que as pessoas já tem ciência sobre, porém no Brasil essa cultura é bastante diferente. Gostaria de indagar que talvez no Brasil, exista sim a pressão social, mas também a falta de esperança de conseguir conquistas. Com a grande dificuldade de acumular algo similar a riqueza ou um status bom, entendo que muitos podem acabar deixando as ambições de lado e acabar subtergindo em seu próprio mundo.

Gostaria de ler uma pesquisa que abordasse as diferenças culturais entre o Japão e o Brasil, mas que não alteram o resultado.

Boa noite. Achei interessante a relação com jogos on-line, penso que pode fazer sentido. Em uma rasa e breve análise, os jogos na juventude (principalmente aquele competitivos ou on-line) trazem a sensação de que com esforço e dedicação se alcança a progressão (seja passar de level, equipamentos melhores ou afins), um mundo em que você é recompensado pelo seu tempo investido. Mas a vida real é bem mais dura e abstrata, não necessariamente quem estuda mais é o mais bem sucedido, nem quem se esforça mais no trabalho é recompensado. Ocorre uma quebra de realidade em que difere consideravelmente da expectativa trazida por jogos. Isso sem considerar fatores sociais e de beleza (dos quais em jogos não existe o critério feio/gordo ou criticismo).

É uma linha de raciocínio que considero que pode ser explorada, claro que nao se enquadraria em todos os casos, mas pode ser feita uma analogia a mangas também, onde a os personagens são recompensado e progridem com sua dedicação.

1 curtida

Eu tenho 27 anos e passei uns 10 anos praticamente sem sair de casa. Nunca trabalhei e, desde criança, fiz acompanhamento em saúde mental porque sempre me viam como alguém diferente.
Não consegui terminar os estudos por causa das dificuldades que tive na escola e também nunca tive relacionamentos, principalmente porque fiquei muito isolado.
Recentemente descobri, por exames, que estou dentro do espectro autista, em um nível mais leve. Hoje eu ainda não sei muito bem como funciona a vida em sociedade e nem por onde começar pra sair desse isolamento e me organizar.

1 curtida