acho bizarro como eu já perdi várias oportunidades por conta de ter esse medo. ele meio que se manifesta de mtas formas na minha vida, apresentações, gostos, perguntas, encontros, qualidade de vida, experiências novas sonhos e por aí vai. no fim eu me prendo a nunca aproveitar nada ou colocar algo meu no mundo por conta disso. tô tento mais uma experiência com isso agora na minha faculdade, com o meu TCC, por mais que eu me esforce ou pense que vai ficar tudo bem, apresentar algo que eu pensei e estudei sobre parece que n é pra mim, parece que meu chão vai cair na primeira pergunta, no primeiro confronto de ideias, e eu nem tô falando sobre defender o TCC msm kk é só uma apresentação do que chamam de projeto de pesquisa msm. tbm teve algumas complicações minhas só pra escolher um tema, mas isso dá pra relevar nesse post… sobre apoio psicológico e afins, até nisso esse medo me afeta infelizmente ![]()
(edit: esqueci de dizer, mas esse post existe pq eu tô pensandoem desistir de apresentar msm, como eu sempre faço)
Já chegou a data da apresentação ou ainda não? Eu estava sentindo algo parecido há pouco tempo, quando estava tirando minha carteira de motorista. Estava apavorado durante todo o processo, desde o início. Cada etapa era um desafio cada vez maior para mim, mas, de passo em passo, consegui enfrentar cada uma: inscrição, prova teórica, aulas práticas e prova prática (foi a que mais me deixou apavorado kkk). Mas, no fim, consegui passar, e sem pagar o quebra, que deixa a prova mais fácil. Senti muito orgulho dessa conquista. Antes disso, pensei em desistir várias vezes. O processo todo da carteira dá 12 meses para finalizar tudo; se não concluir dentro desse prazo, perde o dinheiro que investiu até ali e tem que fazer tudo de novo. Demorei meses para criar coragem e marcar a prova prática. Quando faltavam menos de duas semanas para encerrar meu prazo, marquei e consegui passar. No fim, deu tudo certo…
Você parece que já está na reta final. Já superou tanta coisa para chegar até onde está. O que é mais um passo comparado a essa caminhada gigante que você fez até aqui? Esses testes e apresentações dão um certo tempo para a gente treinar e estudar. No final, vai ser só o resultado da nossa preparação. O problema do nervosismo é antes da ocasião em si: ficamos pensando em 10 mil maneiras de aquilo dar errado. Mas, quando estamos lá de verdade, é só repetir o que praticamos várias vezes que tudo dá certo.
é, eu sei. mas msm sabendo parece que apresentações n são algo pra mim, ainda mais só e falando sobre algo que eu escolhi. tenho uma semana mais ou menos. obg pela resposta e parabéns aí por ter passado, transporte próprio é algo bem legal de ter ![]()
enfim, demorei um pouquinho, mas só queria deixar anotado que infelizmente eu n consegui msm apresentar por conta do que eu disse. já estava esperando, até reprovei por conta disso kk bom, quem sabe numa próxima eu consiga ou algo do tipo. agradeço que tenha vindo nesse post responder ele e perder tempo comigo, mas é dificil perder velhos hábitos eu acho…
Oi, tudo bem?
Não fique acanhado(a). A mente de uma pessoa na fobia social é a sua pior inimiga… Li aqui que você não conseguiu apresentar dessa vez, mas acredite, isso acontece com muitas pessoas e até aquelas que são mais extrovertidas, elas também ficam nervosas e fogem disso. Tudo o que é relativo a ansiedade social é sobre auto confiança e sinceridade… Se não temos auto-confiança, nada na nossa cabeça vai dar certo, e se não vai dar certo, pra que tentar? Daí o passo pra trás. E se você estiver certo que algo vai dar errado, pra que tentar esconder? Uma das coisas que mais fazem diferença na vida social de alguém é ser sincero com suas dificuldades. Se em um momento você gaguejar, falhar, ou não conseguir, pode dizer que tá nervoso(a) e recomeçar, acredite: as pessoas vão entender, elas erram também. Na maior parte das vezes as pessoas tem empatia por alguém que está com dificuldades mas se esforçando pra completar algo. Isso serve pra qualquer situação: se você cometer um deslize e simplesmente dizer que está ansioso, as pessoas ao seu redor vão ver o seu esforço (isto é, se o seu público não for um bando de adolescentes imaturos, e mesmo assim ainda teriam alguns com noção da situação). Te digo isso por experiência própria, pois também já evitei inúmeras situações e oportunidades por medo de algo, mas uma coisa que achei interessante quando comecei a trabalhar com público, é que nem todas as pessoas são tão perversas quanto imaginamos, e não somos tão lembrados quando erramos, como achamos que acontece. Isso quebrou um tanto as minhas expectativas negativas sobre os outros e me gerou mais confiança. Não vou saber, mas espero que talvez isso possa servir pra você em algo.
Por sinal, pessoas ansiosas tendem a ter tipo “sindrome do protagonista”, qualquer riso ao redor é piada sobre ele, falhas são culpa dele, o estranho isolado vai ser sempre ele, e quando você se dar conta, as outras pessoas também são um bando de estranhas, que também fogem das coisas, são tão imperfeitas quanto você, e tentam melhorar igualmente você.
Também temos o padrão de ficar martelando que “deu tudo errado” mesmo quando na verdade ficou tudo bem. Tem muitas coisas que são distorcidas.
No final das contas todo mundo é diferente e estranho, mas fazendo exatamente a mesma coisa, que é errando e aprendendo.
De qualquer forma, boa sorte nos seus próximos “desafios sociais”, acredito que seja questão de tempo pra que você vá mesmo com medo e consiga suas coisas.
é, eu meio que já sei sobre tudo isso aí que vc falou, mas obrigada pelas palavras e conselhos. realmente eu acho que n tenho essa tal “auto-confiaça” msm. sinto que eu me importo demais msm sabendo que no fim das contas n importa se eu vou fazer ou não. é meio que uma mistura da tal “sindrome de protagonista” que vc falou com insignificância msm. n me acho importante, nem o que eu faço tbm, mas parece que pra progredir, eu preciso fazer tudo “certo”, é assim que funciona na escola e trabalho eu acho. mas se for fazer assim sem ver mta luz, n tem pq fazer as coisas tbm eu acho, deve ser por isso que n sinto vontade de fazer nada no meu dia, msm sabendo que n existe “jeito certo”. enfim, talvez eu só esteja sendo pressionado msm e como vc disse, uma hora ou outra eu vou ter que fazer, quer eu queira ou não. já passei um pouco dessa fase da fobia social, n ligo mais tanto pras pessoas ou resultados, mas msm assim eu travo bastante em tudo que eu disse antes, trabalhos criativos, obrigações, escolhas e etc. acho que por conta duma palavrinha chamada “consequências das minhas ações” tbm, msm elas n importando pra mim no fim do dia. é confuso até pra mim, n espero que entenda, mas quero agradecer pelas suas palavras