Não tenho relacionamentos afetivos

Fui aluno do curso de Direito da PUC Minas no bairro Coração Eucarístico em Belo Horizonte e tive um problema muito sério de relacionamento com outros alunos.

A universidade era muito importante na minha vida e resolvi o problema da pior forma possível, destruindo o pouco que restava de respeito e cordialidade. Meu círculo social era todo na universidade. Não conhecia ninguém de fora.

Desisti da minha vida pessoal.

Não construi absolutamente nada durante a graduação. Não tive namorada, não casei, não constitui família e não tive filhos.

Quando conclui a graduação percebi que não tinha nenhum amigo e fiquei muito triste, magoado e decepcionado.

Não construi um networking profissional.

Meu isolamento social degringolou e virou um problema crônico.

Tenho 36 anos, vou fazer 37 anos e não tenho amigos, namorada, esposa e filhos. As pessoas da minha idade estão muito ocupadas cuidando da esposa, do marido, dos filhos e das festas de criança.

É muito difícil começar tudo da estaca zero.

Preciso de ajuda para superar o isolamento social extremo.

O livro Hikikomori https://forum.hikikomori.ong.br/t/livro-hikikomori-adolescence-without-end/16 fala bastante de enfrentar o problema indo de dentro para fora.

O problema é entendido como uma dificuldade de enfrentar a sociedade como um todo, só que a melhor maneira de encarar isso é esquecer a sociedade e ir das pessoas mais próximas e investir nelas primeiro.

E isso quer dizer família, amigos próximos, igreja, vizinhos, etc. Esta relação já pode ser satisfatória e pode dar a energia mais tarde para enfrentar a sociedade como um todo.