O que é Isolamento Social / Hikikomori

Nos últimos anos, tem havido um aumento preocupante dos jovens na chamada síndrome do isolamento social. Este fenômeno é caracterizado pelo isolamento voluntário e solidão. Portanto, essas pessoas buscam extremo confinamento, pois percebem o mundo exterior como hostil, violento e agressivo…

Esta síndrome foi originalmente conhecida como Hikikomori, que em japonês significa estar confinada. Foi cunhado pelo psiquiatra japonês Tamaki Saito no ano 2000. Este médico definiu-o como uma nova doença social baseada na auto-exclusão intencional durante um período de pelo menos 6 meses. Na maioria das vezes afeta jovens adultos que não possuem nenhum tipo de relação social ou atividade educacional ou laboral.

Principal característica: isolamento social

A pessoa que sofre de Hikikomori tenta evitar qualquer contato com o exterior, seu medo de deixar seu ambiente de segurança ou zona de conforto é muito grande. Para isso, ele mergulha em um completo isolamento social: encerra longos períodos em um quarto de sua casa. A principal razão para não sair é devido à sua desejo profundo de permanecer sozinho e uma apatia geral pelos outros.

No entanto, até que essas pessoas acabam literalmente fechando-se em seu pequeno cubículo, elas gradualmente fecham os canais de comunicação. No início, eles começam por se aposentar dias em seu quarto, depois semanas e assim por diante até anos. Eles passam o tempo dormindo, assistindo televisão ou absorvidos no mundo virtual dos videogames online.

Fonte:
https://pt.sainte-anastasie.org/articles/psicologia/hikikomori-sndrome-del-aislamiento-social.html

Nossa, isso é bem interessante. Até agora à pouco eu não sabia nada sobre Hikikomori, me identifiquei um pouco. Tem dias que eu meio que me isolo de todos e simplesmente não tenho contato com quase ninguém, isso é mesmo um assunto bem sério. Eu diría que sou bem antissocial, como trabalho em casa, quase não preciso sair. Quando não tenho nada de tão importante pra fazer me isolo no quarto de fico no mundo virtual, como citado acima, ou mesmo jogando alguma coisa.

1 curtida

É muito comum para mim passar um dia ou outro sem abrir a boca, sem comunicação minha para o exterior, e acho que esse hábito que criei despercebidamente é que me da resultados ruins em situações sociais e me faz ser rude e arrogante mesmo tentando ser amigavel. Mas possivelmente é a falta de iterações sociais com pessoas diferentes que limita minha perspectiva. É algo que quanto mais, mais “normal” fica, mas sem… é dificil não dar alguma impressão como grosso, brabo ou apático…