O que é Isolamento Social / Hikikomori

Nos últimos anos, tem havido um aumento preocupante dos jovens na chamada síndrome do isolamento social. Este fenômeno é caracterizado pelo isolamento voluntário e solidão. Portanto, essas pessoas buscam extremo confinamento, pois percebem o mundo exterior como hostil, violento e agressivo…

Esta síndrome foi originalmente conhecida como Hikikomori, que em japonês significa estar confinada. Foi cunhado pelo psiquiatra japonês Tamaki Saito no ano 2000. Este médico definiu-o como uma nova doença social baseada na auto-exclusão intencional durante um período de pelo menos 6 meses. Na maioria das vezes afeta jovens adultos que não possuem nenhum tipo de relação social ou atividade educacional ou laboral.

Principal característica: isolamento social

A pessoa que sofre de Hikikomori tenta evitar qualquer contato com o exterior, seu medo de deixar seu ambiente de segurança ou zona de conforto é muito grande. Para isso, ele mergulha em um completo isolamento social: encerra longos períodos em um quarto de sua casa. A principal razão para não sair é devido à sua desejo profundo de permanecer sozinho e uma apatia geral pelos outros.

No entanto, até que essas pessoas acabam literalmente fechando-se em seu pequeno cubículo, elas gradualmente fecham os canais de comunicação. No início, eles começam por se aposentar dias em seu quarto, depois semanas e assim por diante até anos. Eles passam o tempo dormindo, assistindo televisão ou absorvidos no mundo virtual dos videogames online.

Fonte:
https://pt.sainte-anastasie.org/articles/psicologia/hikikomori-sndrome-del-aislamiento-social.html