Como vocês lidam com a pressão para vencer, especialmente da família?
Eu sempre fico remoendo dentro de mim duas chamas, a minha e a de minha família. Tudo que eu faço eu penso se minha família se sentiria orgulhosa de mim e eu fico muito mas muito ansioso com isso, às vezes recorro ao banheiro de tanta ansiedade. Além da pressão interna há a externa, consigo perceber que a cada vez que falto à escola, eles ficam decepcionados. Como explicar a eles que detesto aquele lugar? Que tal lugar me provoca reações de tristeza, apatia e outras finitas emoções negativas?
Pensando nisso tudo, cheguei a conclusão que eu queria a aprovação deles a todo custo principalmente a de meu pai. Só de pensar nisso de manhã, minha cabeça começou a latejar de dor e meu estômago ferveu e virou uma miscelânea de órgãos cozidos e sangue que de tão quente virou magma.
Recapitulando…
Como vocês lidam com a pressão? Especialmente a familiar?
Eles não me botam pressão nem esperam nada de mim, as vezes até penso que eles não ligam pra mim mas deve porque eles respeitam meu espaço e ritmo, só que admito que uma pressão maior poderia me fazer funcionar na tentativa de trabalhar no ano passado.
Eu queria ser herdeiro, a vida deles me parecem mais simples, só de pensar que vou ter que trabalhar até ficar velho ou até morrer me faz pensar seriamente se vale a pena continuar vivo. Toda essa preocupação pra no final da vida eu morrer. Pessoa mata e morre por esse pedaço de papel. Sem falar que trabalhamos mais do que vivemos de fato.
Me isolei depois de terminar a escola e desistir da universidade. Não tinha contato com ninguém além das pessoas aqui de casa. No começo minha mãe me pressionava demais, eu lidava com isso me isolando ainda mais e fingindo que não escutava.
Depois de algum tempo, ela acabou percebendo que exigir não adiantava e me deixou em “paz”, mas os olhares de julgamento permaneciam. Você parece ter uma ansiedade grande em relação à escola (tive o mesmo em relação à faculdade).Procure ajuda, garanto pra você que guardar um problema vai te corroer por dentro, pois passei anos sentindo na pele. Abraços!
Sim, já meio que me considero um “ex-hikikomori”, depois de 5 anos coloquei como meta mudar de vida. Comecei a fazer natação e tentar tirar minha carteira de motorista, próximo mês vou fazer um concurso e também pretendo entrar numa universidade neste ano. Meu único medo é que algo de ruim aconteça, por menor que seja, e eu acabe me isolando de novo. Acho que depois de tanto tempo isolado a opinião alheia e o que se temia se torna sem muita importância, pouca coisa causa tanto dor como ser um hikikomori.
Outra dificuldade em voltar a vida “normal” é que parece que todo mundo está na sua frente, mas acho que com o tempo isso também passa. Uma coisa ainda não tenho coragem de fazer que é buscar ajuda psicológica, se feito com o profissional certo, deve ser o meio mais rápido e eficaz de sair dessa situação.
Que bom saber disso, eu tentei procurar ajuda psicológica esse ano mas não sei se vou voltar. Não tenho perspectiva alguma de sair desta situação; Quanto sobre ver todo mundo na sua frente, ha ha eu sei muito bem como se sente , penso nisso o tempo todo, me comparando com eles e revivendo o passado (momentos bons e ruins) até nos meus sonhos…
Não sei como é com você, mas às vezes revivo coisas do passado de tal forma que é como se tivesse acontecido ontem e no dia seguinte terei a chance de dar uma resposta(principalmente assuntos escolares). Dói viver esse ciclo e saber que essas lembraças tem 5 anos ou mais, algumas já fazem uma década.
As raras vezes que lembro de coisas boas me pego rindo como se estivesse vivendo o momento pela primeira vez, mas a dor vem quase que instantânea e me lembro que tudo é passado. Sonhar é o pior, parece tudo tão real… O ódio e a alegria são muito vívidos.
Sobre você achar que não vai sair dessa te deixo uma frase que foi uma das poucas coisas em que me agarrei quando estava beirando à loucura, eu dizia pra mim mesmo: Só preciso de uma mínima mudança pra mudar tudo, só preciso acertar uma vez.
Não vou mentir, é difícil demais sair dessa( ainda estou no processo) o corpo dói como nunca, as lembranças de coisas ruins vêm todas ao mesmo tempo, a vontade de apenas deitar e se entregar é grande. Desejo sorte a nós todos que passamos por isso.