Então cara, queria fazer uma atualização contando como melhorei, que retomei minha vida, mas não cara… tive uma recaída e p resumir voltei para estaca zero.
Sobre o ponto de partida, não foi a consulta, antes de ter iniciado a terapia eu tracei um plano pra “normalizar” minha vida e tava colocando em pratica e com isso melhorando, o motivo de ter iniciado a terapia foi mais com o intuito de não desviar da rota para não ter recaída.
Essas tentativas de retomar minha vida, eu já fiz varias vezes mas sem sucesso. Dessa vez foi a depressão que bateu forte, não teve nada de ruim que antecedeu essa mudança, muito pelo contrario os dias anteriores tinham sido ótimos/excelentes.
Em questão de 3 dias tudo desmoronou, e é como se esse progresso nunca tivesse existido. Começo a me sentir mal mentalmente, sem vontade para fazer nada (nada mesmo, me pego as vezes olhando para o nada), uma perca do sentido da vida, anedonia, pensamentos negativos e repetitivos, morte, insônia, demora p sair da cama, brain fog e volto a me isolar completamente, além disso eu fico anestesiado emocionalmente e desinteressado em conversar seja virtualmente ou fisico, e eu notei que me da uma certa irritação/desconforto durante, fazendo com que eu entre em um modo “piloto automático”: dando respostas simples e sem extender o dialogo, isso com qualquer pessoa e qualquer assunto.
Eu acredito por esta anos em depressão ou o qualquer que seja, isso meio que ta cristalizado na mente. E para que eu possa alterar isso por meio de mudança de hábitos, crenças e comportamentos eu tenho que ser bem disciplinado e por um longo período, pq caso eu relaxo por poucos dias que seja, os sintomas retornam em um piscar de olhos.
Diante disso procurei psiquiatra, no caso o meu segundo psiquiatra, relatei p ele o histórico de isolamento, sintomas e medicamentos que usei. Ele foi bem transparente comigo, fez algumas perguntas sobre eu ter períodos de extrema confiança, energia, falante d+, etc… Falei que não, de fato nao tenho isso, e com isso me receitou velanfaxina (antidepressivo), já iniciei e ele pediu p retornar c 3 semanas.
Anteriormente com o primeiro psiquiatra, iniciado em marco de 2023, utilizei 3 medicamentos.
1° Escitalopram: melhora inicial, depois piora grave, ansiedade a milhao e insonia rotineira + colaterais persistentes como falta de apetite e enjoo.
2° Velanfaxina: esse aqui eu nem conto, pq emendei o uso dps do escitalopram, usando apenas por 10 dias, os efeitos negativos do 1°medicamento estavam ativos e piorando a cada dia.
Entao parei por conta propria,… na msm semana em que eu suspendi o medicamento eu tive um incidente, por 3 dias seguidos eu nao dormi, eu estava extremamente exausto mas eu nao adormecia, fiquei igual um zumbi. Foram 3 dias mas pareceu que foram 10, foi um tormento.
A ultima medicacao que usei foi de outra classe (antipsicotico atipico), a Risperidona, com esse eu tive alivio, resolveu meu sono, esvaneceu os pensamentos negativos, e nao tive mais alteracoes notaveis, talvez tenha ficado meio apatico, ele eh um medicamento forte. Tive ganho de peso, inchaco, rinite e zerou a libido. Remedio resolve algumas coisas mas “arreia” outras.
Destaco que durante o uso nao procurei fazer mudancas no meu modo de viver, e apesar de ter aliviado meus sintomas, eu continuava hikikomori e tinha a sensacao que era questao de tempo os sintomas retornarem.
Hoje estou melhor comparando há duas semanas atrás, ainda to pra baixo, essa melhora não credito a medicação. Mas agora é voltar a fazer o que estava fazendo e ter paciência com o medicamento.
Desejo que na próxima publicação eu traga evolução.
É isso.