Primeira consulta com Psicóloga

Hoje eu fui á uma psicóloga, busquei um que tinha como abordagem a Terapia Cognitiva-Comportamental, não conseguir encontrar pelo convenio que tenho então tive que desembolsar 150 mangos, as próximas sessões irão ficar por 120.

A sessão durou cerca de 1hora e 15 minutos, começamos com o porque de eu ter ido ao psiquiatra, depois sobre as medicações que usei e seus efeitos, após isso tentei montar uma linha do tempo de como começou +sintomas iniciais; evolução do quadro; hábitos; situações especificas, porem durante esse raciocínio ela me desfocou para o Hoje e questionou como se sentia etc.

No finalzinho divaguei sobre meu padrão de EVITAÇÃO/FUGA diante de experiencias sociais, novidades, de posições de julgamento, desafios, etc… Esse modus operandi de esquivar eu acredito ser a raiz de todos os meus problemas, inclusive acho que o de muitos aqui. Quando se limitamos á expor ao mínimo e não se desafiar, nossa safe zone só faz diminuir chegando a ponto de nos engolir…

Isso aqui explique melhor: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/transtornos-psiqui%C3%A1tricos/transtornos-de-personalidade/transtorno-da-personalidade-esquiva-tpe

Então é isso, eu vou sair dessa situação, não sei o q vai vim em seguida, só não quero ser mais assim.

Vou tentar ir atualizando o post com as sessoes seguintes.

2 curtidas

Salve turma! Vim atualizar o post

Então, primeira consulta foi aquele descarrego de informações acumulado ao longo dos anos, nas sessões seguintes ela me propôs buscar “preencher” alguns pilares básicos: ocupação, amizades, família, espiritualidade, formação educacional, etc. Mas não todos de uma vez, aos poucos e os mais fáceis de serem alcançados e com isso traçamos algumas metas.
Também conversamos a respeito da necessidade do remédio o qual eu suspendi por conta própria, mas pelo que apresentei na consulta ela apoiou minha decisão e ficou de entrar em contato com o meu psiquiatra.

Pra ser sincero eu já sabia disso tudo, sei o que faço e deixo de fazer pra alimentar esse sistema, já perdi as contas de quantas vezes fiz planos de fuga dessa situação. Mas agora eu estou externando isso para uma pessoa, ao fazer isso você se compromete.

Primeiramente busquei elevar minha energia através do exercicio físico, começei correndo todos os dias, depois consegui uma bicicleta parada do meu tio e passei a pedalar 30min, 1h, 1h30 e assim… tem sido bom pra krlh, todo vez eu escolho uma rota diferente e vou explorando, contato com a natureza, céu azul loko, bom de mais. Pedalar teve um efeito surpreendente em mim.
Me matriculei na academia e tenho ido 3-4x por semana, mas confesso que nao me sinto a vontade, tanto que evito ir em horarios lotados.

Só com isso eu notei que quando eu tiver que fazer algo na rua, eu não estava tão tenso, tão cabisbaixo.

1 curtida

Daí as coisas foram acontecendo, aumentei a quantidade de atividades diárias: voltei estudar diariamente para concurso, atividades domesticas, ir na rua, ir na casa de um amigo, que depois me chamou para um barzinho tranquilo.
Depois minha própria família me convidou para uma festa que ia ter numa cidadezinha, eu fui e diferente das outras vezes eu estava “presente”, sendo mais eu (outro tópico para abordar). Na festa bebi, curti e até descolei um namoro onde ficamos numa parte afastada da festa o qual me diverti bastante xd.
Nos dias seguintes minha libida tava bem alta, mas como sou um fantasma e ser de cidade pequena não tenho muitos contatos, então fui numa GP ^^, a mina e o local aparentava ser bem limpos, mas a experiencia sexual foi ruim, gozei nas preliminares e quando fui para o segundo round não fiquei duro, não estava a vontade, sem química nesse tipo de situação, e foi isso.
Mas eu saí de lá satisfeito. Satisfeito por ter tido coragem, julgue-me.
Fui á uma confraternização de um grupo de amigos, tudo tranquilo e com zero ansiedade.

https://www.youtube.com/watch?v=abEIdZOWApE&ab_channel=SilvioLuizGrecco

Meu quadro de Hikikomori melhorou ~40%, estou longe de ser uma pessoa social, mas já não sinto aquele esforço prévio para ter que ir na rua fazer algo simples, e quando estou fora não estou sendo consumado pela ansiedade, e por vezes tá sendo prazeroso. Os desejos de socializar, de conquistar estão reacendendo.

Mas esses últimos três dias tenho tido recaídas, venho nessa crescente e do nada bate um raio de negatividade, uma anedonia. De modo que eu perca interesse no que venho fazendo, na verdade perco o interesse na vida em si, que não vale o esforço, as coisas ficam sem sentido, sem gosto, sem libido. Tipo, se aparecesse uma oportunidade de emprego 10K+ ou uma mulher desejável eu não me animaria…

Mas é agora que não posso retroceder, tenho que firmar a rota!
E a próxima batalha é o neetismo xd.

1 curtida

Show de bola cara, parabéns por estar crescendo e saindo da zona de conforto !!
Mas, o ponto de partida para a sua mudança foi a consulta com a psicologa?

Então cara, queria fazer uma atualização contando como melhorei, que retomei minha vida, mas não cara… tive uma recaída e p resumir voltei para estaca zero.

Sobre o ponto de partida, não foi a consulta, antes de ter iniciado a terapia eu tracei um plano pra “normalizar” minha vida e tava colocando em pratica e com isso melhorando, o motivo de ter iniciado a terapia foi mais com o intuito de não desviar da rota para não ter recaída.

Essas tentativas de retomar minha vida, eu já fiz varias vezes mas sem sucesso. Dessa vez foi a depressão que bateu forte, não teve nada de ruim que antecedeu essa mudança, muito pelo contrario os dias anteriores tinham sido ótimos/excelentes.

Em questão de 3 dias tudo desmoronou, e é como se esse progresso nunca tivesse existido. Começo a me sentir mal mentalmente, sem vontade para fazer nada (nada mesmo, me pego as vezes olhando para o nada), uma perca do sentido da vida, anedonia, pensamentos negativos e repetitivos, morte, insônia, demora p sair da cama, brain fog e volto a me isolar completamente, além disso eu fico anestesiado emocionalmente e desinteressado em conversar seja virtualmente ou fisico, e eu notei que me da uma certa irritação/desconforto durante, fazendo com que eu entre em um modo “piloto automático”: dando respostas simples e sem extender o dialogo, isso com qualquer pessoa e qualquer assunto.

Eu acredito por esta anos em depressão ou o qualquer que seja, isso meio que ta cristalizado na mente. E para que eu possa alterar isso por meio de mudança de hábitos, crenças e comportamentos eu tenho que ser bem disciplinado e por um longo período, pq caso eu relaxo por poucos dias que seja, os sintomas retornam em um piscar de olhos.

Diante disso procurei psiquiatra, no caso o meu segundo psiquiatra, relatei p ele o histórico de isolamento, sintomas e medicamentos que usei. Ele foi bem transparente comigo, fez algumas perguntas sobre eu ter períodos de extrema confiança, energia, falante d+, etc… Falei que não, de fato nao tenho isso, e com isso me receitou velanfaxina (antidepressivo), já iniciei e ele pediu p retornar c 3 semanas.

Anteriormente com o primeiro psiquiatra, iniciado em marco de 2023, utilizei 3 medicamentos.
1° Escitalopram: melhora inicial, depois piora grave, ansiedade a milhao e insonia rotineira + colaterais persistentes como falta de apetite e enjoo.
2° Velanfaxina: esse aqui eu nem conto, pq emendei o uso dps do escitalopram, usando apenas por 10 dias, os efeitos negativos do 1°medicamento estavam ativos e piorando a cada dia.
Entao parei por conta propria,… na msm semana em que eu suspendi o medicamento eu tive um incidente, por 3 dias seguidos eu nao dormi, eu estava extremamente exausto mas eu nao adormecia, fiquei igual um zumbi. Foram 3 dias mas pareceu que foram 10, foi um tormento.

A ultima medicacao que usei foi de outra classe (antipsicotico atipico), a Risperidona, com esse eu tive alivio, resolveu meu sono, esvaneceu os pensamentos negativos, e nao tive mais alteracoes notaveis, talvez tenha ficado meio apatico, ele eh um medicamento forte. Tive ganho de peso, inchaco, rinite e zerou a libido. Remedio resolve algumas coisas mas “arreia” outras.
Destaco que durante o uso nao procurei fazer mudancas no meu modo de viver, e apesar de ter aliviado meus sintomas, eu continuava hikikomori e tinha a sensacao que era questao de tempo os sintomas retornarem.

Hoje estou melhor comparando há duas semanas atrás, ainda to pra baixo, essa melhora não credito a medicação. Mas agora é voltar a fazer o que estava fazendo e ter paciência com o medicamento.

Desejo que na próxima publicação eu traga evolução.

É isso.

Tá indo bem. No meu caso se eu conseguisse ficar pelo menos uns 3 meses em um subemprego já estaria super realizado. Nada tem mudado, porque não tive chance de tentar de novo.

1 curtida