São praticamente 10 anos de isolamento agora em 2024, pra ser exato 8 anos, as coisas começaram a balançar em 2016 quando eu tinha 12 anos, minhas notas começaram a cair conforme eu faltava pra evitar o bullying.
Meus pais e outras pessoas acabaram enxergando a causa como vício em computador ou celular, mas não, era só um passatempo e não a causa, naquela época (falando assim parece o século XV) eu jogava um jogo chamado Minimundos, mto parecido com Habbo pra quem não conheceu, sempre gostei desses jogos q simulam a vida real, tipo The Sims, em q você põe um roupa legal e se sente bonito e bem aceito, e conforme o tempo foi passando tudo foi se intensificando.
Em 2016 eu acabei me recuperando, após faltar alguns dias seguidos, e passei raspando.
Mas em 2017 eu já não tinha mais tanto gás, e a partir do segundo mês de aula eu já comecei a faltar 1, 2 semanas e aparecer sem ânimo algum, os poucos amigos q eu tinha até tentaram me ajudar mas eu estava afundado demais na minha auto-imagem pra sair daquilo, era uma mistura de ansiedade social, baixa auto-estima, início de depressão com claro fatores econômicos, já q aquela altura eu já me sentia culpado por ser “inútil”.
2017 foi o primeiro ano em que eu considerei perdido, eu realmente consegui afastar todos de mim, aos 13 anos eu já não saía de casa, provavelmente fiquei 2 meses seguidos em casa naquele ano (mas iria piorar claro).
Mas meus pais mudaram de cidade no final de 2017 e claro mesmo antes de terminar o ano eu já sabia q havia repetido de ano por faltas, mas aquilo pareceu uma nova oportunidade de mudanças… as pessoas não me conheceriam na nova cidade e talvez eu não sofreria tanto bullying (engano meu, ironicamente os apelidos foram os mesmos, o q me afundou ainda mais pq me fez perceber q era tudo vdd e eu nunca iria conseguir mudar).
Está ficando muito grande, talvez eu faça uma parte 2.
2 curtidas
Eu virei um estranho social em 2012, piorei muito em 2016, e parei de sair de casa em 2019, e só sai em 2023.
Estou MUITO melhor, são mais de 10 anos de luta.
1 curtida
“Meus pais e outras pessoas acabaram enxergando a causa como vício em computador ou celular, mas não, era só um passatempo e não a causa” Me identifico muito nessa frase, meus pais fizeram a mesma coisa, eu ficava no pc jogando ou vendo videos pq não tinha outra coisa pra fazer em casa, e eles nem deixavam eu sair pra brincar na rua ou com meus poucos amigos do colégio, então enquanto todos meus amigos vivia a infância / adolescência, eu estava lá… em casa com um computador, eai no dia em que fui sair uma vez, me senti extremamente desconfortável, parecia que não era pra eu estar ali, todo mundo compartilhando suas histórias do passado e conquistas de hoje e planos pro futuro, e eu apenas figurando que na verdade não conquistei nada, não tive história nenhuma pra contar do passado e hoje muito menos tenho planos pro futuro, sou apenas um vagante nesse mundo.
1 curtida
que forte, estou na mesma situação… pelo seu relato ñ deu pra ter uma noção de idade mas nunca é tarde, o próprio movimento de vir aqui desabafar num fórum significa uma vontade de melhorar.
Descobri sua idade em outro tópico… qnd vc diz que sentiu que parou no tempo É EXATAMENTE COMO ME SINTO, é um gatilho muito forte, e vc tem apenas 24!!! Pelo comentário “””derrotista” acima imaginei bem mais, há esperança apesar de difícil, mas ñ sei você, mas além desse “””transtorno””” que desenvolvi sinto que um fator agravante é o fator de ser INTROVERTIDO no >Brasil< o que piora tudo.
Com certeza! ser introvertido em um país onde parece que 90% da população é extrovertida… é praticamente um pesadelo
Sim, aqui ser introvertido é quase uma doença.
E eu sou doente.
Minha família deixava eu sair, mas eu não saia por causa da fobia social.
Desde os 11 anos minha vida tem sido difícil por causa da fobia social.
Mas desde 2023 eu sai de casa e eatou melhorando, eu só saio para fazer concurso ou outra coisa, desde 2023 eu devo ter saído entre 10/15 vezes, talvez um pouco mais, e só sai de Uber, pq não consigo pegar ônibus.
Mas acho que agora, vou ter que pegar ônibus.
Tenta fazer uns concursos aí, pode ter ajudar.
E o mais importante: Ore à Deus.