Sou um Recluso Social, o que fazer?

Olá. Nunca usei um fórum, então me perdoem por qualquer erro. Vim aqui porque estou desesperado.

Tenho 19 anos e sou um Hikikomori há três anos, de forma bem radical. Nesses últimos anos só saí de casa umas cinco vezes, pra ir pra alguma festa de algum familiar. Mas eu não consigo sair de casa sozinho; quando saio, só consigo andar por ruas vazias e quando alguém tá na mesma calçada que eu, atravesso. Não consigo nem entrar num mercado ou até num bar. Quando algum estranho chega perto de mim, começo a tremer (literalmente).

Sinto como se estivessem me perseguindo, consigo sentir as pessoas me julgando. Quando tô fora de casa, não consigo respirar direito, sinto tonturas, não consigo nem andar direito (ando torto, por medo). E quando fico muito nervoso, meu rosto esquenta e meu nariz começa a jorrar sangue. É horrível.

Não sei porque sou assim. Sempre fui tímido e tive medo dos olhares dos outros, mas eu levava uma vida normal, com amigos e tal, até o 9° Ano. Naquela época, meus pais se divorciaram, minha mãe tentou me manipular emocionalmente, perdi meu melhor amigo e eu acabei surtando; comecei a cabular aulas, furtar lojinhas, parar de seguir as regras, me mutilar, essas coisas. Felizmente tinha amigos que me ajudaram com isso.

Então, no 2° Colegial, as coisas voltaram, com uma decepção amorosa, que me deu um complexo de inferioridade. Comecei a ter medo de sair de casa. Lembro que a primeira vez que senti isso foi quando tava indo pra escola, daí senti tonturas, medo das pessoas, tanto que vomitei no meio da rua e voltei pra casa. Não conseguia ir pra escola sem estar acompanhado de algum amigo, era patético.

Atualmente não estudo nem trabalho, já faz três anos. Minha família me despreza, perdi meus amigos e qualquer contato com o mundo exterior. Passo meus dias vagando na internet - onde consegui vários amigos e até criei um blog, que me fez ficar “famosinho” em alguns grupos do Facebook/Twitter.

Mas sinto um vazio imenso dentro de mim. Perdi a vontade de viver, tanto que nem percebo mais o tempo passando. Fiquei tanto dentro de casa que perdi a noção de muitas coisas, esqueci como é viver.

Mas se eu pudesse, queria ser um recluso social pra sempre. É bem melhor do que encarar as pessoas e o mundo. É bem mais confortável ficar na cama, com internet e comida, do que enfrentar o mundo. Tanto é que costumo dormir 12h por dia, pois não suporto mais ficar acordado.

Mas eu sei que isso é errado e me sinto culpado. Percebi isso há umas semanas atrás, quando descobri que um amigo meu já estava com faculdade e emprego. E eu me senti um merda, pois nem consigo sair de casa. Atualmente me considero a pessoa mais inútil do mundo.

Também sou sustentado por meu pai, que trabalha como freelancer; Ele é uma boa pessoa, o melhor pai que eu poderia ter, mas ele já tá ficando doente e talvez não consiga mais me sustentar. Nós somos classe média baixa, na beira do limite.

Pra piorar, meu pai tem tido várias crises de raiva, na qual desconta em mim, gritando comigo por horas por qualquer coisinha, esfregando na minha cara o quão inútil eu sou.

O que devo fazer? Como sair dessa vida? Sinceramente não sei e quero ajuda. Quero parar de ser um inútil, um fracassado, um parasita inútil. Quero viver, mas como? Como sair pro mundo, dps de ficar anos trancado dentro de um quadrado? Como sair de casa, sendo que tenho medo de todo mundo, não tenho qualquer habilidade e tudo que faço dá errado?

6 curtidas

Primeiramente, procure um psicólogo online ou IRL.

Segundamente, tente estudar pra algum concurso de nível médio ou tente passar em alguma facul.

Terceiramente, procure enfrentar seu medo de alguma forma: fazer coisas simples como comprar pão ou caminhar numa pracinha vao gradativamente te ajudando a combate-lo.

Abraços, amigos, espero ter lhe ajudado de alguma forma

4 curtidas

Pare de exigir demais. Você está tentando atender expectativas fictícias de todos ao seu redor e expectativas próprias.
Começa com uma expectativa mais simples. Algo como ir num banco na praça com uma garrafa de água e ficar 15 minutos só observando.
Depois vai subindo em interações pessoais como comprar pequenas coisas e se desafiar agradecendo o serviço olhando no olho do atendente. Metas simples como arrancar um sorriso do atendente.
Estamos todos ansiosos pela oportunidade de relacionamento sincero humano, só sociopatas respondem agressivamente a uma gentileza.

1 curtida

Tente pensar sobre o que te causa medo e porque você tem medo, pense sobre a origem do seu medo e se o medo faz sentido.

Vai parecer bobeira, mas é sério. Uma coisa bem prática que eu comecei a fazer a uns 2 meses é tomar banho frio todos os dias, a sensação que eu tenho é de ter cumprido algo muito difícil (ainda mais que moro na Região Sul e agora no inverno a temperatura cai bastante), é como se após essa prática eu ficasse pronto para fazer algo novo e até o estado de depressão que eu me encontrava praticamente sumiu. Estou fazendo Terapia Cognitiva Comportamental e adotando uma série de hábitos que aos poucos estão me ajudando a me reinserir na sociedade. Estou voltando a me exercitar pois ví que uma das formas de alterar o padrão da nossa mente é por meio de estímulos provenientes da atividade física. Dois livros que me ajudaram foram " O poder da ação" e " Inteligência Emocional" ainda não terminei esse último, mas nele é dito que uma das formas de vc mudar seu estado mental é adotar ações contrárias a ele. Ex: Ansiedade- Técnicas de Respiração e Meditação; Depressão- Banho frio e Exercício Físico

2 curtidas

Cara, você resumiu basicamente a minha vida, a única coisa diferente é que não tenho pai e sou bem mais velho que você: tenho 23 anos.

Estou nessa vida de Hikikomori/NEET desde os meus 18 anos… Durante esses 5 anos, o tempo voou pra mim. Têm coisas que aconteceram há meses ou anos e pra mim é como se tivessem acontecido ontem.

Eu vivo o mesmo dia todos os dias. Quando tinha a sua idade, ainda tinha uma chama acesa dentro de mim que dizia “ok, eu estou ferrado agora, sei bem disso, mas ainda sou novo e estou muito cansado pra tentar mudar, amanhã eu juro que irei me esforçar e me tornar uma nova pessoa”. E aí o dia seguinte chegava, eu repetia as coisas que havia feito no dia anterior e ficava adiando essa ideia de tenta melhorar.

Sinceramente, não tenho nenhuma dica pra ti, mas espero que, de alguma forma, consiga sair dessa porque, acredite, os anos passam voando e, quanto mais tempo você passa dentro do seu quarto, mais difícil fica de sair.

Eu tenho medo e vergonha de falar com as pessoas, sobretudo com os meus antigos colegas de escola. Imagina você olhar na cara de algum deles, vê-los prosperando na vida e, quando o mesmo perguntar “e você, o que anda fazendo?”, você dizer que está desempregado, não sai de casa pra nada, tem medo de enfrentar a vida, tem medo de pessoas, não consegue falar em público, não tem experiência em nenhum trabalho etc.?

Um tempo atrás, quando tive que sair de casa pra fazer algumas coisas básicas, me deparei com um antigo cara que eu costumava jogar bola na escola, ele me cumprimentou e perguntou se eu já estava trabalhando, eu apenas o cumprimentei de volta, fingi não ter escutado a pergunta dele e fui embora pra casa. Cara, pensa numa sensação vergonhosa quando alguém te pergunta o que você anda fazendo e você não sabe o que responder!

A vida de recluso é triste, mas eu tenho pensado igual a ti: Se pudesse, não saia de casa nunca mais. A vida é difícil e as pessoas complicadas. Sinto que não nasci pra isso.

5 curtidas

Oi adilla
Sou novo no fórum. Então… Como vc está?

“alguém” … Escolha interessante de nome. Gostei.
Como vc está? A foto é sua? Espada afiada ou apenas um modelo?

@Alguem dá uma olhada aqui, por favor

https://forum.hikikomori.ong.br/t/projeto-pessoal-em-andamento/688?u=luiz_marin

Oie boa tarde, suave? Quer trocar um papo COMO AMIGOS no chat? Posso te dar apoio e fazer que vc n se sinta sozinho… Abraços man.

Bom dia amigo! Tudo bem? Procure ajuda psicológica ou o Cvv urgente! Vc precisa por sua dor pra fora! Se isolar só vai piorar as coisas.
Depois que comecar a melhorar,invista em se conhecer,aprender e princípios seja vc mesmo.
Boa sorte e muito prazer! Melhoras