TOC como mecanismo de indução a reclusão

Minha filha buscou se isolar sabotando sair de casa ou ir para o colégio lá pelos 15/16 anos. Ela sempre teve dificuldade de se arrumar rapidamente e ficava extremamente frustrada de não conseguir se arrumar a tempo.

Escovar os dentes e banho progressivamente se tornaram processos bem demorados e ela também passou a sabotar evitando estes processos de higiene.

Tudo isso a levou a se isolar dos amigos, do colégio e das pessoas.

Semana passada, agora com 19 anos, ela enfim falou verbalmente que muito do isolamento dela vem do esgotamento de não atender as demandas que os pensamentos dela cobram, o que parece indicar que o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) está provocando o comportamento Hikikomori.

Alguém se identifica com esta autocobrança fora de controle vindo da própria cabeça?

4 curtidas

Eu mesma, vc está fazendo um ótimo papel falando abertamente dessa situação sem nenhum julgamento ou preconceito. Eu nem sei como eu poderia vir abordar a falar da minha condição como social-fóbica, muito menos explicar o que é ser um hikikomori pra minha família, já que mesmo vivendo debaixo do mesmo teto o fato de ter depressão há anos é varrido debaixo do tapete e completamente ignorado como rebeldia, dramatização e um comportamento excêntrico de alguém desleixado.

2 curtidas

Sou mãe e enfrento tristemente ver meu filho tão isolado…Acabo comparando o que era minha juventude com a dele. Ele mal sai do quarto…evita eventos sociais mas ao mesmo tempo é carinhoso, inteligente, não bebe…não fuma…Então resolvi aceitar e acolher e estou sempre pronta para ouvi-lo.
Penso que talvez ele possa estar bem assim. E não devo ficar comparando -o com ninguém

2 curtidas

Me identifiquei completamente. Tenho TOC e desde 2017, quando descobri sobre o transtorno e fui diagnosticado por um profissional da saúde, comecei a ficar cada vez mais recluso devido aos rituais de higiene e pensamentos reprimidos, e com toda a cobrança física e mental que esse transtorno em si traz para o afetado, comecei a ficar deveras esgotado junto a soma de medicamentos antidepressivos.

Depois que terminei o ensino médio, o TOC de maneira indesejável se tornou um obstáculo em tentar mudar minha rotina junto de outros fatores relacionados a zona de conforto extrema, bem como a autocobrança de conseguir o melhor, entretanto sabendo que não possuo as ferramentas para isso e ainda assim insisto para não ter um cotidiano com algo que não seja do meu agrado/interesse (curso ou emprego, por exemplo; talvez seja narcisismo de minha parte, mas mesmo considerando todo trabalho digno, gostaria de trabalhar exclusivamente com algo que fosse do meu gosto e isso é, sem dúvidas, difícil sem a experiência ou conhecimento necessária, e como ter zero energia ou vontade de se arriscar parece ser algo básico de muitos Hikikomoris, fica complicado).

2 curtidas

eu entendo ela, já tenho TOC faz um tempo, eu acho que isso é algo que ajuda bastante à alguém se tornar hikikomori, isso acontece no meu caso por causa que em público eu me torno mais estranho do que eu já sou naturalmente, coisa que gera bastante problemas na questão social, assim você fica mal visto e etc

Sou do mesmo jeito, mas se manifesta mais no campo acadêmico(sempre fui cobrado na infância). Há uns anos atrás passei em engenharia numa federal, mas comecei a remoer o pensamento de que não merecia estar ali e que devia ter ido melhor do que fui na prova de admissão. Isso e outras coisas foram me esgotando até largar o mundo de vez.

eu sou hikikomori e tenho toc, o tempo todo você se cobra e se sente preoucupado e nisso você acaba não prestando atenção na coisas por causa dos pensamentos intrusivos que vem na mente, eles são diversos, que impedem a gente de fazer as coisas.

1 curtida

Fiz o grupo no Telegram:

Entrem e participem!

Segurem um pouco ao entrarem, até que uma boa quantidade de membros do fórum entrem também, se não o pessoal acha que vai acontecer um milagre de todo mundo migrar de uma vez e daí não esperam e desistem

Obrigado!