Um hiki sem coragem

nem sei o que dizer. já faz pelo menos 15 anos que me tornei um hiki, ainda no fundamental. por causa dos problemas de saude eu fui afastando cada vez mais da escola/amigos e etc. Até tentei mudar no ensino médio, mas foi um fracasso total. Acabei saindo da escola e indo para um supletivo que não precisava ter contato com ninguem, além do professor. tentei arrumar emprego em 2 lugares fui demitido, a humilhação e tristeza foi a gota final que fez desistir de tudo, de lá para cá eu só assisto anime, jogo games, leio light novels/web novels e tals. já deve dar ums 10 anos que faço apenas isso. enfim vou fazer 28 anos sem trabalho ou qualquer experiencia, sem faculdade ou qualquer motivação. E hoje minha familia me disse que tenho que tomar uma decisão final. mas o que uma pessoa inutil pode fazer, não tenho força nem para me matar. talvez ela esteja certa, eu devo ter coragem pelo menos uma vez na vida. talvez resolvi escrever para desabafar, quem vai saber. espero uma melhora para todos.

Você não precisa fazer nada muito complexo ou elaborado. Lavar os pratos na cozinha, se prontificar a ir no supermercado, arrumar a cama, passear com o cachorro, ou qualquer outra coisa mais simples podem iniciar um processo de desenvolver satisfação em ajudar.

A pior coisa me parece ficar se cobrando dentro da sua cabeça. Sentimentos de humilhação, tristeza e autocobrança são inúteis, nada de útil pode vir daí.

Olá!
É muito importante se lembrar de uma coisa, fracassado não é quem falha é quem fica no chão e não reúne forças para se levantar. E nunca é tarde para se levantar!
Pelo seu relato você não procura realizar atividades que lhe tragam satisfação, ver animes, filmes, jogar são uma boa forma de passar o tempo mas devemos procurar equilíbrio em todas as coisas, afinal aposto que só fazendo isso uma hora chegue a ser tedioso.
É claro que é algo muito difícil começar a fazer algo quando não se tem motivação nenhuma, mas uma boa forma de melhorar seu humor e sair dessa depressão é começar a fazer coisas que lhe façam sentir bem. Coisas que no final do dia quando você vai dormir você pensa, “Hoje foi um bom dia, me movi em direção a algo”. Não precisam ser coisas grandes, mas estabelecer uma rotina com poucas coisas e progressivamente aumentando ajudam muito. Ex: Tomar banho quando acordar cedo, procurar pessoas para conversar na internet, praticar esportes, etc. Dê pequenos passos, uma hora você chegará lá!
Sei que é difícil pensar que essas coisas realmente possam te fazer sentir bem, mas quando estamos depressivos criamos filtros mentais, interpretamos qualquer situação e qualquer coisinha como ruim, mas é só nossas expectativas, fazer essas coisas de fato vão te ajudar a sentir melhor.
No mais, procure ajuda psicológica, uso de medicações, etc. Hikkikomori é um grande problema no Japão porque saúde mental é quase que um tabu lá, as pessoas em isolamento social prolongado procuram ajuda em média após 5 anos. Mas eu lhe garanto que terapia é um caminho, andar junto com um profissional qualificado que vai fazer uma escuta terapêutica e lhe ajudar, é um dos passos para mudar sua vida.
Também recomendo que leia livros como, Livre de Ansiedade do Robert Leahy, Reinvente sua vida do Jeffrey Young.
Espero que consiga melhorar e sair dessa situação! Abraços.