Olá, resolvi criar uma conta e se tornar um membro do fórum, pois já havia acompanhado há um tempo os tópicos daqui e me identificado com os demais a respeito do distúrbio conhecido como Hikikomori. Peço desculpas se meu tópico ficar um pouco confuso quanto à escrita, mas é que já faz um tempo que tenho sido afetado não só na vida real com problemas de conversação, mas também na Internet.
Falando sobre mim, eu tenho 22 anos e tenho sido um Hikikomori há quase 4 anos. Desde pequeno eu sempre fui uma pessoa um tanto reclusa, principalmente por não me dar bem com outras pessoas e ter sido vítima de bullying pela minha timidez e introversão. Com o passar dos anos descobri que possuo fobia/ansiedade social, assim como transtorno obsessivo-compulsivo e déficit de atenção, o que dificultou (e ainda dificulta) minha vida em relação a praticamente tudo. Na adolescência eu até havia conseguido um grupo de amigos na Internet graças à um Xat de blog e um blog sobre jogos que eu mesmo criei, assim como também consegui poucas amizades no ensino médio (que de vez em quando saia com eles), amigos esses que ainda possuo contato de alguns pelo WhatsApp (mesmo que hoje em dia, quase nulo), mas desde que me “formei”, passei a ficar quase que totalmente sozinho e recluso com minha família em casa.
Vivo com minha mãe e meu irmão, ele que por sinal é um N.E.E.T (fora da educação, emprego e formação profissional) também desde a adolescência. Meu pai faleceu quando eu tinha 5 anos, então basicamente minha mãe tem sido pensionista desde então. Minha rotina e válvula de escape sempre foi o entretenimento, principalmente videogames. Meu TOC de higiene se tornou um problema que enfrento até hoje aos 17 anos, talvez por ansiedade da vida adulta ter batido na porta. Desde 2017 tenho ido a psiquiatras, tomado medicamentos e tendo problemas com minha família pela minha reclusão. Nunca trabalhei, tenho medo de coisas que exigem uma responsabilidade e atenção, duas coisas que nunca foram meu forte. Até o final da adolescência não sabia fazer compras sozinho, mas mesmo assim até hoje não consigo ficar em lugares públicos sem tremer ou suar e acabar se sentindo mal por ser atrapalhado e péssimo em conversar.
Por alguns problemas de autoconfiança e autoestima, nunca tive um relacionamento sério que tenha durado, e tão pouco consigo encontrar/ter um hoje na minha atual condição. Já tive pensamentos suicidas por sentir e dar desgosto principalmente pra minha família, que me vê como uma pessoa doente. Apesar de ter tentado sair um pouco mais de casa caminhando com meu irmão e ajudando minha mãe com compras ou passeando em feiras com ela, sinceramente não vejo um futuro onde meus transtornos ou minha vida melhorem. Tive um breve sonho em ser escritor nos anos retrasados, mas descobri que não tenho talento pra ser um criador. Honestamente não sei nem como pagar contas e afins, já que nem sei por onde começar a aprender sobre essas coisas, no que se diz aos meios de viver na vida moderna eu não entendo nada.
Enfim, espero ter conseguido me expressar com a melhor clareza possível. Se possível, gostaria de dicas ou comentários que pudessem me ajudar a tentar melhorar como pessoa, pois apesar do conforto que a vida de Hikikomori pode trazer, ela também traz bastante sofrimento pra pessoa e aqueles que convivem/se importam com ela. Espero que não seja tarde pra tentar recomeçar a vida no geral.