Eu sou uma hiki e to a mais de um ano e meio sem sair de casa por escolha própria. Mas eu desejo ser uma pessoa normal, quero trabalhar e estudar presencialmente como uma pessoa normal, sair com a família e amigos de vez enquando.
Mas só de lembrar a forma como fui tratado e constrangido constantemente pelas pessoas quando sai, eu acabo desistindo e escolhendo me manter seguro dentro de casa.
Quero saber se outros hiki se sentem assim ou se sou só eu.
Acho que muita gente por aqui sente o mesmo, inclusive eu. Atualmente, trabalho de casa como programador. Tive meu tempo de reclusão, mas hoje em dia consigo sair vez ou outra, mesmo preferindo ficar em casa boa parte do tempo.
Sempre que saio da minha zona de conforto, quando arrumo algum bico em algum lugar onde nunca fui, com pessoas que não conheço e coisas do tipo, esse pensamento de voltar para o meu “lugar seguro”, digamos assim, sempre passa pela minha cabeça. Infelizmente, tem muita gente por aí que não tem o mínimo de empatia. Acabam sempre pensando apenas em si mesmas e não levam o outro em consideração na hora de tomar alguma atitude questionável. O foda é que o mundo é cheio de gente assim…
Acho que, no fim, é ter mais vontade de fazer algo do que medo do julgamento alheio. Queria que fosse algo fácil de fazer, mas infelizmente, como muitos aqui sabem, não é. Falando por mim, continuo tentando. Mesmo que em passos pequenos, aos poucos vou correndo atrás dos meus sonhos, e, em meio a tantas coisas que aconteceram nesses últimos anos, isso vem sendo a minha motivação para continuar.
Muita gente por aqui enfrenta a mesma luta que você. Só posso dizer com certeza que você não está sozinho(a). Agora, os meios para lidar com isso são bem únicos para cada pessoa. Espero que o fórum te ajude de alguma forma.
Sua família faz algo em relação à sua situação? Eles tentam te tirar de dentro de casa?
Depois que larguei o emprego, minha família imediatamente me inscreveu na academia que todos frequentam, justamente para evitar que eu me isolasse (devido ao meu histórico). Ainda assim, não interajo com ninguém além deles, mas costumo ir pelo menos três vezes por semana quase forçada. Até que é bom fazer exercício e entrar e sair sem que ninguém repare em mim. Recomendo, caso você queira começar a sair aos poucos dessa condição. A partir daí, não sei muito bem o que indicar, mas te desejo boa sorte.
Eu já fui “hiki”. Atualmente, luto para não voltar a essa situação. Esse desejo que você tem apareceu apenas na adolescência. Na infância e na fase adulta, eu não tinha esses sentimentos, e hoje também não os tenho. Apesar de gostar de exercícios, se houvesse uma forma de praticar sem sair de casa, eu preferiria.
Seja muito bem vida, espero que se sinta acolhida.
Oi Acredito que pra grande maioria das pessoas que não passam pela experiência de ser “hiki” acabam interpretando isso como preguiça e falta de vontade, na minha família não é diferente, então pra eles o que eu passo é só preguiça de fazer fazer as coisas. Além disso, meus pais são pessoas muito reservadas e não gostam muito de sair, então eu acho que tudo isso que vivo é algo estrutural sei lá …
Mesmo assim meus pais pagam minha faculdade a distância e sempre me apoiam quando inicio um projeto novo